Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 24 - Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (B)

44958 - IMPLANTAÇÃO DO DATAMIANTO EM SC COMO FERRAMENTAS DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE DOS TRABALHADORES QUE FORAM EXPOSTOS AO AMIANTO.
REGINA DAL CASTEL PINHEIRO - DIVS/SUV/SES, GIOVANNA PHILLIPPI - DIVS/SUV/SES, LAURA LIMA SUSVIELA - DIVS/SUV/SES


A implementação do sistema DATAMIANTO, o qual funciona como um prontuário eletrônico e banco de dados de trabalhadores e da população exposta ao amianto, nos permitiu realizar o armazenamento dos dados de Visat relacionados ao acompanhamento das ações que o estabelecimento realiza para o monitoramento da saúde dos trabalhadores.
Objetivo(s):Implantar o sistema DATAMIANTO, que está disponível via web, para ser utilizado nas ações de Vigilância da Saúde dos trabalhadores expostos ao amianto em SC.
Atividades desenvolvidas: Foi utilizada como ferramenta da ação de monitoramento o módulo de Visat do sistema DATAMIANTO, o qual permite a inserção dos dados dos trabalhadores, dos estabelecimentos, assim como os dados relacionados ao monitoramento da saúde dos trabalhadores. Foi também utilizado o módulo CAT/SINAN para inserir os dados de notificações dos trabalhadores.Resultados : O CEREST/SC inseriu no sistema o total de 3529 trabalhadores com exposição ao amianto referente a um estabelecimento que utilizou amianto em seus processos produtivos. Destes, 3187 tiveram exposição ocupacional de 0 a 12 anos, 206 tiveram exposição de 12 a 20 anos e 136 tiveram exposição superior a 20 anos. Foram realizadas 4581 Ações de Visat, sendo 4163 realizadas pelo estabelecimento e 418 pelo CEREST/SC entre os anos de 2016 e 2021. Também foram inseridas 406 informações de óbitos referente ao cruzamento dos dados com o SIM, sendo 30 destes óbitos devido à exposição ao amianto e 11 por COVID-19. Há registro de 13 casos com DRA (Doença Relacionada ao Amianto) definidos, sendo 6 Carcinomas de pulmão, 4 Carcinoma de laringe, 1 asbestose, 1 Doença Intersticial não asbestose e 1 mesotelioma de pleura. Com relação ao acompanhamento desses casos por parte do estabelecimento, 131 trabalhadores devem ser reavaliados anualmente, 182 a cada 2 anos e 1112 a cada 3 anos. Ao lançarmos os dados das ações de Visat no DATAMIANTO foram identificados 1698 trabalhadores com data de término da exposição superior à 30 anos. Através da utilização do sistema o processo de gestão da Vigilância da Saúde dos trabalhadores que foram expostos ao amianto em SC tornou-se mais célere, com dados atualizados dos estabelecimentos e dos trabalhadores, possibilidade de emissão de relatórios em tempo real, conhecimento da situação de monitoramento feito pelo estabelecimento, assim como dos exames realizados, dos resultados e da emissão de alertas para guiar o tempo certo dos monitoramentos a serem realizados


Realização:




Apoio: