Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 35 - As ações dos laboratórios de Saúde Pública em articulação com os serviços de Vigilância Sanitária

45530 - ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO CATETE NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E DELIVERY DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.
VYVIANA ALVES DE OLIVEIRA - SMS, AURELIA DA SILVA BARRETO - SMS, CAMILA MONTEIRO DA SILVA ALMEIDA - SMS, CÁTIA PATRICIA SANTOS LIMA FERREIRA - SMS, JARLENE DOS SANTOS - SMS, GLICIA KARINE ARAÚJO FONTES - SMS, JOSÉ FRANCISCO DE SANTANA - FUNESA


A Vigilância Sanitária (VISA), definida na Lei 8.080/90 como um conjunto de ações de capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, apresenta especificidades de acordo com a natureza dos objetos de intervenção e, diariamente, enfrenta muitos desafios, sendo mais recente o causado pela pandemia da COVID-19. E foi neste contexto que a VISA do município de Rosário do Catete intensificou as ações fiscalizatórias e de divulgação das medidas preventivas para a população e setor regulado, prioritariamente, nos serviços considerados essenciais. No presente trabalho abordaremos as ações realizadas no serviço de alimentação e delivery, com o objetivo de garantir o cumprimento da quarentena sanitária recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e assegurar o acesso à produção e ao consumo seguros de alimentos à população. Enquanto estratégia, foram envolvidas a Atenção Básica, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Comunicação e de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, no período de abril a julho de 2020 no desenvolvimento de ações educativas para o grupo de mototáxis do município a fim de divulgar medidas de segurança durante a realização dos trabalhos. Enquanto metodologia, inicialmente, foi realizado o cadastro dos trabalhadores para conhecer o quantitativo, o perfil e subsidiar ações futuras. Em seguida foram criados cards contendo os nomes/apelidos e telefones dos mototáxis para serem divulgados nas redes sociais para que as pessoas pudessem solicitar a entrega dos produtos. Também foram criadas orientações para proteger a saúde dos mototáxis, alertando sobre o não compartilhamento do capacete e como realizar a desinfecção dos capacetes, das bolsas de transporte, o uso correto da máscara e desinfecção das mãos e superfícies com álcool 70%. Cuidados a serem tomados no momento da entrega dos produtos também foram objetos das instruções. Touca descartável, máscara de tecido e álcool em gel passaram a ser fornecidos aos mototáxis para garantir a efetividade da ação sanitária. A realização dessa ação evidenciou a importância dessa classe trabalhadora na manutenção do comércio local nas fases mais críticas da pandemia. Também possibilitou ver a necessidade de manter ações voltadas para esse segmento, em ação conjunta com outros órgãos, a exemplo da Vigilância em Saúde do Trabalhador, principalmente com o crescimento da Uberização.


Realização:




Apoio: