Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 35 - As ações dos laboratórios de Saúde Pública em articulação com os serviços de Vigilância Sanitária

45354 - PROGRAMA MUNICIPAL DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DOS ALIMENTOS NA IDENTIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DA HIGIENIZAÇÃO DE VEGETAIS FOLHOSOS - NATAL-RN.
PAULA GABRIELA MELO DE OLIVEIRA - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SÔNIA MARIA FERNANDES DA COSTA SOUZA - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, FRANCISCO DE ASSIS GOMES DE OLIVEIRA - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SIDRACI DO SANTOS QUEIROZ - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CLÁUDIO MÁRCIO DE MEDEIROS MAIA - LACEN/RN, AMANA SANTANA DE JESUS - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA


A coleta de alimentos é uma ação da Vigilância Sanitária que visa avaliar a qualidade dos alimentos comercializados, validar os processos de higienização aplicados, identificar situações de risco, planejar e realizar ações de intervenção visando a proteção da saúde da população. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência que o Núcleo de Controle de Alimentos (NCA) do município de Natal/RN desenvolveu a partir de resultados laboratoriais do Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade dos Alimentos, que é realizado em parceria com o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN). Foi realizada a pactuação entre os dois órgãos responsáveis sobre os alimentos a serem coletados e analisados no ano de 2022, e entre eles encontravam-se os vegetais folhosos prontos para o consumo (alface e rúcula), ou seja, vegetais folhosos que já passaram pelo processo de limpeza e desinfecção. O alimento foi selecionado devido ao seu alto consumo pela população, assim como evidências encontradas em análises realizadas no Programa de Monitoramento dos anos de 2017 e 2018. As coletas aconteceram entre os meses de setembro e outubro em restaurantes de alta frequência de consumidores do município, e os resultados foram emitidos pelo LACEN/RN entre os meses de outubro e novembro. Os resultados deram em sua totalidade insatisfatórios no Laudo microscópico de produtos e ambiente, o qual inclui as análises de matérias estranhas indicativas de risco a saúde humana, matérias estranhas indicativas de falhas de boas práticas e pesquisa de formas parasitárias nos alimentos; e satisfatório em sua maioria no Laudo microbiológico, o qual inclui as análises de contagem de Escherichia coli e pesquisa de salmonella spp. Os resultados encontrados nas análises indicaram falhas nos processos de higienização dos vegetais, assim como falhas na seleção de fornecedores. No intuito de prevenir doenças transmitidas por alimentos (parasitárias e microbiológicas), o NCA convocou as empresas envolvidas para uma reunião de apresentação dos resultados e recomendações para melhoria da qualidade dos vegetais folhosos prontos para o consumo e além disso iniciou-se uma discussão sobre a necessidade de um protocolo mais detalhado do processo de higienização dos vegetais, com a possibilidade de inclusão da etapa de escovação, antes da desinfecção.


Realização:




Apoio: