24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 33 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (B) |
48502 - GESTÃO DO TRABALHO NO COTIDIANO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DURANTE A PANDEMIA CHRYSTIANE MARIA PALHARES MIRANDA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAJAÍ, CHRISTIANE LAZZARIS ANACLETO DE BRITO - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAJAÍ, LUCIANE CLAUDETE SANTOS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAJAÍ, SCHARLINE TREVIZOL BERGAMINI - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAJAÍ, DANILO FERREIRA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAJAÍ, MARIO GUILHERME KRUGER - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITAJAÍ
A pandemia de Covid-19 gerou uma necessidade urgente de medidas de prevenção e controle sanitário por parte da Vigilância Sanitária, articuladas nas suas diferentes instâncias e com as demais áreas e órgãos.
As ações de Vigilância Sanitária de Itajaí, frente à Covid–19, iniciaram com a declaração do início da Pandemia em 2020, seguindo as recomendações do Centro de Operações e Emergências em Saúde, órgão central do Poder Executivo de coordenação das ações ao enfrentamento ao estado de calamidade pública decorrente da pandemia.
O Estado de Santa Catarina vivenciava a pior fase da transmissão da Covid-19, com crescimento descontrolado do número de casos, o que estava levando o sistema hospitalar ao colapso.
No município, foi criada pela Vigilância Sanitária a Operação Choque de Ordem, que foi coordenada pela Vigilância Sanitária e contou com o apoio de outros órgãos como Polícia Militar, Defesa Civil, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Em consonância, o Ministério Público de Santa Catarina desempenhou papel fundamental, zelando pela proteção dos interesses sociais e individuais.
Nesta Operação foi apresentado plano para a fiscalização dos estabelecimentos e atividades mencionados, contemplando o efetivo de pessoal e infraestrutura disponível e número de atividades a serem fiscalizadas, as datas programadas e os procedimentos a serem adotados.
O conjunto de ações articuladas com os outros órgãos do poder público foram essenciais para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, pois permitiram harmonizar as medidas recomendadas e as orientações simultâneas desenvolvidas em áreas relacionadas, tais como vigilância, medidas de controle da doença e rápida contenção e comunicação de risco.
A Diretoria de Vigilância Sanitária de Itajaí reorganizou seu cotidiano de trabalho para atender as demandas decorrentes da Pandemia, sendo realizadas ações de orientação e fiscalização 24h por dia, 7 dias por semana, in loco, em diversos estabelecimentos de interesse da Vigilância Sanitária, como estabelecimentos de alimentação, bares, casas noturnas, supermercados, food trucks, entre outros. Ainda assim, a Vigilância Sanitária continuou mantendo seu atendimento de rotina, através da dedicação dos agentes e uso racional dos recursos.
A média mensal de resultados obtidos, considerando uma amostragem entre maio e agosto/21, foram os demonstrados adiante: 46 orientações, 09 termos de visita, 33 atendimentos a denúncias, 13 autos de intimação, 06 autos de infração e 03 interdições.
|