24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 33 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (B) |
45888 - PERFIL DAS DENÚNCIAS RELACIONADAS À PANDEMIA DE COVID-19 EM UM DISTRITO SANITÁRIO DO RECIFE-PE ÁUREA MARIA DA CUNHA SILVA - VISA - PCR, ILMA CRISTINA SILVA DO NASCIMENTO - VISA - PCR, ANA MARIA BEZERRA DE OLIVEIRA CABRAL - VISA - PCR, ALEXANDRA COUTINHO CAVALCANTI - VISA - PCR, ALINE RAFAELLY APOLÔNIO DA SILVA - VISA - PCR, ALCINDA DE QUEIROZ MEDEIROS - VISA - PCR, JOSÉ FERREIRA MARINHO JÚNIOR - VISA - PCR, LADJANE TORRES RAMOS - VISA - PCR, MÁRCIO CHEDID LAU - VISA - PCR, RAISSA IVNA ALQUETE DE ARREGUY BAPTISTA - VISA - PCR
A pandemia da Covid-19 ocasionou grave crise de saúde mundial, necessitando a reorganização dos serviços, como estratégia de enfrentamento da doença. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde publicou decretos, seguidos pela Secretaria de Saúde de Recife, com protocolos sanitários a serem adotados pelos serviços, que incluíam medidas de distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, suspensão de eventos, fechamento de escolas, comércio e serviços não essenciais. A sociedade e os serviços não estavam preparados para esse enfrentamento e a maior dificuldade foi o cumprimento destes protocolos. A participação da sociedade foi estimulada, aumentando o número de denúncias sobre o assunto. OBJETIVO: Descrever o perfil das denúncias relacionadas à Covid-19, recebidas durante a pandemia, no Distrito Sanitário V (DS V), em Recife/PE. METODOLOGIA: De março/2020 a novembro/2022, disponibilizou-se, para a população, canais de recebimento de denúncias: Ouvidoria do SUS, Ouvidoria da Prefeitura, Vigilância Sanitária Central, Vigilância Sanitária Distrital e Ministério Público de Pernambuco. As denúncias eram repassadas ao distrito sanitário competente e as equipes de Vigilância Sanitária (VISA) fiscalizavam para verificação do cumprimento dos protocolos sanitários. RESULTADOS: No DS V, foram recebidas 56 denúncias: 07 da Ouvidoria do SUS, 14 da Ouvidoria da Prefeitura, 11 da VISA Central, 19 da VISA Distrital e 5 do Ministério Público. Dessas 56 denúncias, 26 foram de serviços de alimentação, 24 de serviços de interesse à saúde e 06 de serviços de saúde. Foram encontradas 20 denúncias procedentes, 28 improcedentes e 8 não puderam ser verificadas na hora da inspeção. O assunto mais denunciado foi a aglomeração de pessoas, com 18 denúncias, seguido do não uso de máscaras, com 15 denúncias e o funcionamento de serviço não essencial, com 12 relatos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desafio enfrentado pela VISA do DS V foi o atendimento às denúncias em tempo oportuno, o que foi possível com reorganização de equipes e uma escuta eficiente da demanda da população. Destacamos o empenho da população do Recife no acompanhamento do trabalho da VISA e parceria no enfretamento da pandemia de Covid-19, constatada com o grande número de denúncias recebidas. O fortalecimento da educação em saúde para população é de suma importância na prevenção de doenças, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e participação social.
|