Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 33 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (B)

45872 - IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE APOIO MATRICIAL NAS UNIDADES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA DIVISÃO REGIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA REGIÃO SUDESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP
DANIELLE VEDOVELLO DE JESUS - PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO PAULO, CINTHIA MIDORI AZUMA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO PAULO, ELIANA CARVALHO SERRA LOPES - PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO PAULO


No âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo/SP, as ações de Vigilância Sanitária são desenvolvidas em três esferas: Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), Divisões Regionais de Vigilância em Saúde (DRVS) e Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS).
As ações de Vigilância Sanitária da região Sudeste do Município de São Paulo/SP abrangem a DRVS-SUDESTE e as cinco UVIS da região. A DRVS-SE verificou a necessidade de realizar programa permanente para capacitação dos 111 Autoridades Sanitárias que atuam em inspeção sanitária nos serviços de saúde da região. Foi desenvolvido o Projeto APOIO MATRICIAL E EQUIPE REFERÊNCIA, inspirado em projetos de matriciamento implantados na Atenção Básica, e adaptado à realidade da Vigilância Sanitária.
O apoio matricial é a tentativa de dissipar conhecimentos. A equipe de referência é composta por especialistas. O projeto visa aprimorar o conhecimento das equipes de Vigilância Sanitária que atuam na região, viabilizando apoio especializado às equipes, sugerindo profissionais de referência, garantindo padronização aos processos de trabalho.
Trata-se de relato de experiência iniciado em Fevereiro de 2022. Foi realizado levantamento dos serviços de saúde de alta complexidade instalados na região Sudeste do Município de São Paulo/SP, que necessitavam de apoio especializado. Após, foi traçado o perfil de conhecimento e experiência profissional dos técnicos da vigilância sanitária da região. Foram abordados os temas Produtos de Interesse à Saúde, Farmácia de Manipulação, Drogarias, Transporte de Material Biológico Humano, Reprodução Humana e Produtos a Base de Canabidiol. Foram realizadas reuniões de integração, com foco na identificação de risco sanitário e discussão de casos. Em seguida, foram realizadas inspeções sanitárias nos serviços de saúde, com profissional referência e equipe de profissionais capacitados, executando na prática o conteúdo discutido nas reuniões.
Constatamos resultados favoráveis ao observarmos a diminuição nas demandas reprimidas. A padronização traz robustez às inspeções sanitárias e melhorias para a saúde pública do Município de São Paulo/SP.


Realização:




Apoio: