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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 33 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (B)

45374 - ADAPTAÇÃO DO FORMATO DAS CAPACITAÇÕES DO VIGIAGUA EM MEIO A PANDEMIA COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA EM SANTA CATARINA PARA MANUTENÇÃO DAS METAS E QUALIFICAÇÃO PROFISSI
FRANCISCO CARLOS PORTELA - DIVS/SC, FERNANDO DA SILVA DOS SANTOS - DIVS/SC, ANA CRISTINA PINHEIRO DO PRADO - DIVS/SC, VALQUÍRIA MACHADO CARDOSO WEISS - DIVS/SC, MICHELE MARCON TELLES - DIVS/SC


A Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) de promoção da saúde e prevenção de doenças de veiculação hídrica. Consiste em um conjunto de ações que visam garantir à população o acesso à água com qualidade, nos padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria GM/MS nº 888/2021 que alterou o Anexo XX da PRC GM/MS nº 05/2017. O Ministério da Saúde dispõe do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) alimentado com informações de monitoramento auditor realizado pela vigilância e dados de controle de qualidade realizado pelos Prestadores de Serviços de Abastecimento de Água. No período de pandemia do Covid-19 (2020 à 2022), foram vivenciadas dificuldades na manutenção das capacitações presenciais para uso do SISAGUA e qualificação das ações pertinentes ao VIGIAGUA, alterando a metodologia de formações para web conferências e implementação de cursos por meio de plataformas EAD. Este trabalho foi motivado para demonstrar a eficiência das capacitações realizadas no formato online no período de pandemia, quando foram realizadas 27 capacitações de 2020 a 2022, qualificando 542 fiscais de vigilância e 224 profissionais prestadores de serviço de sistema de abastecimento de água para utilização do SISAGUA e realização das ações do VIGIAGUA distribuídos nos 295 municípios catarinenses. Como resultado principal destaca-se o cumprimento e a superação das metas estaduais de capacitações para os programas vinculados ao Ministério da Saúde e coordenados pela Divisão da Qualidade da Água (DQA) mesmo em período de pandemia. Cabe ainda mencionar a importância do resultado da manutenção das equipes capacitadas para a alimentação do SISAGUA, embora tenha se trabalhado com quadro reduzido de profissionais e outras perturbações decorrentes da pandemia, tais como profissionais deslocados e voltados para as ações de enfrentamento do Covid19, além do desafio de manter a motivação para execução das ações relacionadas ao programa VIGIAGUA. O êxito dessa experiência foi adicionada à estratégia de planejamento e execução das atividades de capacitação, alcançando maior número de profissionais, com otimização de tempo e agilidade ao processo de trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA. SISTEMA DE INFORMAÇÃO. PANDEMIA. CAPACITAÇÃO. VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA.


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