24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 33 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (B) |
45333 - A PRÁTICA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO RECIFE NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 DANIELE FEITOSA VIEIRA ARAGÃO - SESAU RECIFE, ADRIANA KARLA CAVALCANTI FIGUEIREDO - SESAU RECIFE
Introdução
A Pandemia da COVID-19 evidenciou a importância da vigilância sanitária diante dos diversos protocolos de medidas preventivas adotados pelo poder público e a urgência de fiscalização para redução do risco de exposição ao vírus. A partir da declaração de calamidade pública do Recife em mar/2020, foram estabelecidas as ações de enfrentamento da pandemia e planos de Convivência. O presente estudo busca descrever as ações desenvolvidas pela VISA para mitigação do risco de transmissão da COVID-19.
Método
Estudo do tipo de relato de experiência com informações obtidas por meio de relatórios técnicos da VISA, registros fotográficos e canais de denúncias, no período de março a setembro de 2020 no Recife.
Resultados
Foram planejadas ações intersetoriais entre os órgãos da Prefeitura da Cidade do Recife e do Governo do Estado de Pernambuco, e realizadas fiscalizações conjuntas com PROCON, DIRCON, Polícia Militar, Brigada Ambiental e Guarda Municipal. Foram desenvolvidas ações educativas nas Estações Itirenantes da SESAU. Foi produzido elevado nº de protocolos de convivência com o novo coronavírus e notas técnicas. Foi ampliada a capacidade da ouvidoria por meio de comunicação direta com a VISA para agilidade de resposta. As ações de Vigilância Sanitária foram ampliadas para o final de semana e horário noturno com Plantões Extraordinários. Houve aquisição e distribuição de EPIs.
Conclusão
A experiência relatada trouxe vários desafios para a gestão, desde lidar com a responsabilidade sanitária de doença desconhecida de alta transmissibilidade e severidade, da escassez de recursos gerada pelo agravamento econômico afetando a capacidade de resposta do setor saúde e da aceitação e adoção de práticas preventivas e protetivas pela população e setor regulado. Apesar desse cenário de crise, a superação foi construída tendo por base o engajamento dos inspetores sanitários, a integração das instâncias de governo municipal e estadual, o trabalho em conjunto e proativo dos órgãos fiscalizadores e o Sistema Digital do Licenciamento Sanitário.
Referência Bibliográfica
Soares Ferreira, V. E., Cavalcante Mesquita, J. M., Parente, P. D., Costa Filho, L. G. da, Ferreira Lima, M. G., & Aguiar, A. M. de. (2021). O AGIR DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA FRENTE À COVID-19 E O NECESSÁRIO EXERCÍCIO DA INTERSETORIALIDADE. SANARE - Revista De Políticas Públicas, 20. https://doi.org/10.36925/sanare.v20i0.1508
|