Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 33 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (B)

45097 - IMPLANTAÇÃO DAS INSPEÇÕES VIRTUAIS E DE AUTOINSPEÇÃO NA PANDEMIA DO COVID-19, PARA LICENCIAMENTO SANITÁRIO ODONTOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP
KRISTIANE HITOMI SHIMIZU - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ANA PAULA MARTINS DE FREITAS TAFNER - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ADRIANA YASUCO DE FREITAS ALMEIDA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, PATRÍCIA TIEMI CAWAHISA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS


Objetivos: Com a vinda da pandemia do Covid-19 em Março de 2020, com a necessidade de se diminuir a circulação das pessoas para o controle da disseminação do vírus e cumprir o isolamento social, foi necessário criar uma estratégia para que as demandas de renovação de licenças sanitárias e o licenciamento sanitário inicial dos estabelecimentos odontológicos fossem atendidos. Portanto, para que os esforços da equipe fossem direcionados para as ações de controle e combate à epidemia, foram implantados no setor de odontologia, as inspeções virtuais e as inspeções realizadas através das análises documentais e roteiro de autoinspeção. Estas estratégias foram realizadas em estabelecimentos odontológicos de diversos portes, que possuíam um histórico bom, sem autuações, multas ou processos administrativos abertos, verificado em relatórios anteriores do sistema estadual de vigilância (SIVISA).
Metodologia: Este trabalho mostra o desenvolvimento e a utilização de um roteiro de inspeção, modelo de relatório e lista de documentações a serem avaliadas, desenvolvido para inspeção sanitária de maneira virtual por videochamada, buscando a qualificação e padronizada das ações de vigilância nos modelos virtuais realizadas durante a pandemia do Covid-19. Este trabalho também mostra a utilização de um questionário de autoinspeção e roteiro fotográfico padronizado a ser executado pelos estabelecimentos odontológicos e possibilitando à autoridade sanitária material suficiente para a análise documental e a avaliação das condições de técnico operacionais e higiênicos sanitários dos estabelecimentos.
Resultados: A equipe conseguiu manter o licenciamento dos estabelecimentos que solicitaram a renovação das licenças e o licenciamento inicial dos estabelecimentos odontológicos para que também pudesse realizar as diversas demandas que surgiram com a pandemia como denúncias, manuais de conduta e orientações sobre os cuidados necessários ao atendimento odontológico, pareceres técnicos. O roteiro de autoinspeção apesar de trabalhoso, mostrou-se educativo e didático. E as inspeções virtuais apresentou-se como uma ferramenta eficiente e dinâmica, agilizando os processos sanitários e mesmo com o fim da pandemia continua sendo utilizada no setor.


Realização:




Apoio: