24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 32 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (A) |
48364 - IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO TRABALHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO DO MARANHÃO ELKE CORDEIRO DE MORAES RÊGO BRANDÃO - SES/MA, MARLENE DE JESUS BEZERRA - SES/MA
APRESENTAÇÃO: No Brasil, pandemia de Covid-19 surgiu em meio a dificuldades para o trabalho no SUS e na vigilância sanitária, expondo as fragilidades dos sistemas de saúde, em face da exigência de providências rápidas para o controle das atividades comerciais, com a adoção de protocolos sanitários e medidas de distanciamento social.
OBJETIVO: Descrever os desafios na atuação da Vigilância Sanitária durante a pandemia uma vez que a VISA concentrou as suas atividades nas ações de fiscalização ao cumprimento dos decretos estaduais na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.
METODOLOGIA: A abordagem metodológica trata-se de um estudo de natureza descritiva, retrospectiva, utilizando como instrumento de coleta, os Termos de Fiscalização, Termos de Autuação e relatórios de inspeção sanitária referentes aos anos de 2020 e 2021.
RESULTADO: Constatou-se que durante a pandemia a VISA passou por mudanças significativas em suas rotinas de trabalho e suas atividades prioritárias foram adaptadas para lidar diretamente com o controle da pandemia. Assim, sua atuação principal consistiu em fiscalizar o cumprimento das normas e protocolos sanitário, para garantir a segurança da população.
CONCLUSÃO: As ações da SUVISA foram ampliadas para abranger objetos e atividades não usuais, como locais de eventos festivos, estabelecimentos escolares, agências bancárias, lotéricas, entre outros. Houve um aumento na vigilância sanitária em supermercados, bares e restaurantes, com o objetivo inicial de verificar as medidas adotadas para evitar aglomeração, garantir o distanciamento social, o uso de máscaras e a disponibilização de álcool 70%. Além disso, as inspeções em unidades de pronto atendimento e hospitais foram reforçadas para verificar os equipamentos e garantir o uso adequado de EPIs pelos profissionais de saúde. A VISA também recebeu várias denúncias relacionadas à saúde do trabalhador e como resultado, intensificou a fiscalização das condições de trabalho, visando reduzir o risco de contaminação. Isso incluiu garantir a disponibilização regular de EPIs, o cumprimento das medidas de vigilância para casos suspeitos e a adoção de afastamento para casos positivos, além de respeitar os decretos relacionados ao trabalho remoto. Entretanto, o aumento significativo na demanda pelo trabalho da VISA, gerou grande impacto na saúde dos trabalhadores, especialmente em sua saúde mental, devido ao temor de contrair o coronavírus e à sobrecarga de trabalho enfrentada.
|