24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 32 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (A) |
45672 - ATENDIMENTO AO CLIENTE (NAC) DA DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE AMBIENTAL DO ESTADO DA BAHIA, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 ROBERTA DA SILVA RIBEIRO - DIVISA/BAHIA, VALDERI LIRA DOS SANTOS - DIVISA/BAHIA, DELY FERREIRA DAS NEVES ARAÚJO - DIVISA/BAHIA, BONIEQUE HESRON DOS SANTOS - DIVISA/BAHIA, DANILO FERNANDO BARBOSA LIMA - DIVISA/BAHIA, LUCIANA DE JESUS ALVES - DIVISA/BAHIA, YURI OLIVEIRA NERY FRANÇA - DIVISA/BAHIA, CARLA DE OLIVEIRA SOARES - DIVISA/BAHIA, ALDA SANTANA SANTOS GUIMARÃES - DIVISA/BAHIA
A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios para os gestores públicos e em especial, no que diz respeito ao cumprimento das ações em saúde. Esse fenômeno exigiu medidas de mitigação, que trouxesse respostas rápidas com vistas ao controle e disseminação da doença (Rocha, M.P et. al). Em virtude deste cenário, a organização do processo de trabalho no setor saúde sofreu adequações para atender as demandas das ações de saúde advindas pelo contexto pandêmico, bem como, atender as normas estabelecidas pelos decretos governamentais que estabeleceu medidas não farmacológicas (BRASIL, 2020). Quando nos referimos as ações no âmbito da Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (DIVISA), em específico no setor de Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), algumas mudanças foram necessárias com objetivo de manter em funcionamento as atividades de atendimento ao público. Nessa perspectiva, este relato tem por objetivo descrever as mudanças ocorridas no processo de trabalho de profissionais da Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, lotadas no NAC, no Estado da Bahia, frente a pandemia da COVID-19. Trata-se de relato de experiência, a partir do trabalho desenvolvido pela equipe DIVISA/NAC, no período compreendido entre os anos de 2020 a 2022. Os resultados evidenciaram as principais facilidades e dificuldades, diante do desafio que é a implementação de novos fluxos de trabalho, desenvolvidos com ferramentas já utilizadas pelo setor, a saber: e-mail e o sistema SEI Bahia. Os colaboradores recebiam os documentos dos requerentes através do e-mail da equipe e posteriormente iniciavam o processo no sistema SEI Bahia. No ano de 2022, foi dada autonomia para as empresas iniciarem Processos Administrativos através do SEI Bahia, o que evidenciou dificuldades tanto do Setor Regulado, quanto das equipes da DIVISA na adaptação de um novo processo de trabalho. Em contraponto, esta implementação contribuiu para melhor controle e otimização dos processos sanitários, distribuição de dados e informações para as distintas áreas técnicas, como também facilitou o Regulado ter acesso aos processos, tornando célere e transparente os serviços solicitados ao Estado. Diante exposto, pode-se inferir que iniciativas como estas são essenciais para otimizar os fluxos e processos de trabalho, na medida em que fortalece a importância do trabalho integrado e articulado em equipe, possibilitando novas abordagens diante dos desafios atuais (LIMA L. O.; et. al).
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