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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 32 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (A)

45498 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE FÍSICO FUNCIONAL NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ
ANDREA LOSANO COZZUBO - PREFEITURA DE JUNDIAÍ, VINÍCIUS CAMPOS BRANDÃO - PREFEITURA DE JUNDIAÍ, MARCELO FOELKEL PATRÃO - PREFEITURA DE JUNDIAÍ, VANESSA CAMARGO GIOVANI DA SILVA - PREFEITURA DE JUNDIAÍ


Desde o início da pandemia, com a necessidade de se estabelecer novas rotinas de atendimento à população, os órgãos públicos de todas as esferas tiveram que reinventar o atendimento e os processos internos, visando manter a produtividade e estabelecer meios de prevenção à propagação da COVID-19. No que tange à análise físico-funcional de estabelecimento de interesse à saúde, não foi diferente: A equipe da VISA de Jundiaí, diante da necessidade de acelerar os processos para adequação dos estabelecimentos, aumentou a quantidade de análises, avaliando os pontos deficientes do setor regulado e desta VISA. De 2003 a 2019, possuímos em nossos registros a emissão de 465 laudos técnicos de avaliação (LTA), ou seja, média de 27,35 LTA por ano. De 2020 a 2022, foram emitidos 309 LTA, apresentando uma média de 103 LTA por ano, sendo destes, 232 deferidos e 77 indeferidos. Houve um aumento expressivo de produtividade de 276,56%. Para emissão destes 309 LTA, foram necessárias 967 análises de processos, média de 322 análises por ano. As principais dificuldades levantadas pela equipe no período foram: inexperiência dos profissionais contratados pelo setor regulado, falta de atendimento aos prazos estabelecidos, desconhecimento da legislação vigente, imóveis irregulares ou atividades pleiteadas em local em desacordo com o plano diretor municipal, quantidade de profissionais incompatíveis com a demanda, ausência de comunicação entre as partes, entre outros. Visando mitigar estes problemas, foi alterada a rotina de trabalho, criando um canal de entrevista diretamente com o setor regulado na ocasião de protocolo de processo, reuniões técnicas, canais de tira dúvidas, roteiro para cada atividade, aumento da equipe responsável pelas análises, implementação de rotinas e planilhas de controle, aceitação de envio de documentos via e-mail, etc. Após a implementação destas melhorias, verificamos o aumento da produtividade de ambas as partes, possibilitando agilidade ao setor regulado para adequações físicas e funcionais nos seus estabelecimentos na velocidade que demandava o enfrentamento à Covid-19.
Palavras chave: Legislação vigente, laudo técnico de avaliação, eficiência.


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