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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 32 - Gestão do trabalho no cotidiano da Vigilância Sanitária durante a pandemia (A)

45213 - DESAFIOS E AVANÇOS EXPERIMENTADOS PELA AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (APEVISA) FRENTE AO CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19
RAMON VIEIRA GALDINO - AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - APEVISA


Em face das adversidades impostas pela pandemia de COVID-19, a APEVISA implementou ações para melhor estruturação da instituição, visando aperfeiçoar o processo de trabalho e atender às necessidades da população no tocante à continuidade de ações de VISA. Nessa perspectiva, objetiva-se a análise da reestruturação da organização de trabalho e ações de destaque desenvolvidas pela APEVISA, no período da pandemia de COVID-19, de 2020 a 2022, por meio de estudo descritivo do tipo relato de experiência. Em razão das vacâncias de cargos, foram convocados novos fiscais de VISA efetivos, para além do número de vagas previstas em concurso público, muito em função da pandemia. Com isso, a APEVISA passou por uma reestruturação do corpo técnico. Os técnicos convocados foram lotados nos níveis central e regionais, alcançando-se maior extensividade da atuação da APEVISA, tendo sido possível avançar na interiorização de ações desempenhadas. Na área de serviços de saúde, a APEVISA realizou inspeções para habilitação de leitos, contribuindo junto a Secretaria Estadual de Saúde para estruturar a rede assistencial do SUS para atendimento de casos de COVID-19. A APEVISA ofereceu suporte técnico aos hospitais para definição de fluxos assistenciais. Além disso, foram realizadas fiscalizações em estabelecimentos e eventos para verificação do cumprimento de medidas sanitárias de combate à COVID-19. A APEVISA atuou, em consonância com a normativa estadual publicada, realizando a liberação de empresas para fabricação temporária de produtos à base de álcool 70%. Tal medida evitou o desabastecimento de antissépticos e desinfetantes durante a pandemia. Na área de TI, foi adotado sistema eletrônico de peticionamento, possibilitando processamento de solicitações sem necessidade de deslocamento até a sede da instituição. Também foi implementado o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), permitindo a gestão de documentos e tramitação de processos de forma eletrônica, garantindo agilidade, organização e transparência, além da economia de gastos de papel e custos de logística. A APEVISA também trabalhou para instituir o Grupo de Gestão da Qualidade, o qual tem viabilizado a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na instituição, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Dessa forma, evidencia-se que apesar de todos os desafios vivenciados durante o período de pandemia de COVID-19, foi possível que a APEVISA avançasse em questões estratégicas de vigilância sanitária.


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