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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia

48373 - CAPACITAÇÕES DE PROFISSIONAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: INOVAÇÃO, EMPATIA E PROTOTIPAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19.
ANA LÚCIA DE MORAES BARROS - IVISA-RIO, MAÍRA COELHO CHALFUN - IVISA-RIO, LÍLIAN DE MELLO LAURIA - IVISA-RIO, PATRÍCIA MARIA DE SOUSA ROCCA - IVISA-RIO, VITÓRIA RÉGIA OSÓRIO VELLOZO - IVISA-RIO


A formação dos profissionais de saúde para o Sistema Único de Saúde - SUS tem, historicamente, o desafio de articular um conjunto amplo e complexo de saberes técnicos, com as adversidades das práticas cotidianas dos profissionais de saúde. A pandemia de COVID-19 reafirmou a necessidade de superar este desafio. Naquele contexto, a urgência de respostas no campo da vigilância sanitária impôs a formulação de novas estratégias de capacitação profissional, algumas agora incorporadas ao conjunto de práticas institucionais de educação permanente em saúde. Diante dessa nova realidade, a necessidade de compreender se as capacitações propostas atendem às demandas dos profissionais direcionou um projeto de pesquisa institucional desenvolvido por um órgão de vigilância sanitária. Sendo assim, a relevância prática desta pesquisa se explicita quando verificamos que, no Brasil, ainda são muito fragmentadas as iniciativas no campo da educação permanente em saúde e que os trabalhos existentes são majoritariamente conceituais e dedicam pouco espaço ao estudo das demandas daqueles que operam no cotidiano dos serviços e às questões operacionais oriundas de processos de trabalho plenos de situações complexas. O objetivo geral do estudo foi aperfeiçoar o processo de formulação, de gestão e de execução, em nível local, das capacitações ofertadas no âmbito da educação sanitária. O trabalho baseou-se em fontes primárias e buscou conhecer as demandas de capacitação apontadas por profissionais, utilizando questionário estruturado e anônimo e realização de grupo focal. Foram analisados ainda os dados de perfil profissional e demográfico dos profissionais e os planos de curso das 37 capacitações ofertadas aos profissionais, no período de 2021 e 2022. O relatório final aponta o potencial de práticas pedagógicas orientadas para o cotidiano do trabalho em saúde e que se configuram em dispositivos para o fortalecimento da integração da rede de saúde e para valorização dos múltiplos saberes e colabora para a elaboração de propostas de capacitações que articulem as necessidades de aprendizagem e as necessidades do trabalho no campo da vigilância sanitária.


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