24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia |
48279 - AVA VISA – DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO EM VIGILÂNCIA SANITARIA MARINEZ DE FREITAS MESSIAS - ANVISA, WALLISON WILLIAN GUIMARÃES - ANVISA, CLAUDIA CRISTINA SANTIAGO GOMES - ANVISA, DENISE SOARES MENDES AMORIM - ANVISA, , PEDRO ILTON COSTA JUNIOR - ANVISA
A Educação à distância chega ao Brasil ofertando cursos por correspondência. Foi impulsionada pelo uso das tecnologias de informação e comunicação tendo o rádio e a televisão como veículos de conteúdos formativos. Atualmente vive o poder da utilização da internet, em tempo real. Durante a pandemia se tornou imperativa, em especial no caso da Anvisa, por seu papel no enfrentamento da COVID 19, o que estimulou a criação, em 2021, do AVA Visa - Ambiente Virtual de Aprendizagem em Vigilância Sanitária.
O AVA Visa objetiva difundir conhecimentos em ambiente próprio personalizado para as especificidades dos trabalhos desenvolvidos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Possui potencialidade de abranger e integrar o território nacional em uma mesma ação educativa; oferecer flexibilidade de tempo e espaço para a participação e manter a oferta permanente de cursos; facilitar a aprendizagem com a disponibilização de diferentes recursos e tecnologias; propiciar a capacitação, produção e disseminação do conhecimento em Visa.
Entre março de 2021 a junho de 2023, foram cadastrados no AVA Visa 21.700 usuários, sendo 3.301 listados como servidores da Anvisa, 4.115 trabalhadores de Visas estaduais, municipais e laboratórios, 1019 setor regulado, 1.932 outros profissionais e áreas afins, e 537 cidadãos. 10.796 não se classificaram em nenhum perfil. São 349 capacitações ofertadas e cerca de 8.743 certificados de participação emitidos até o momento, com uma média de 400 certificados/mês. Os cursos do Programa de Gestão por resultados da Anvisa; da área de sangue, tecidos e órgãos; de Portos, aeroportos e fronteiras; do Programa de Tecnovigilância e de BPF de medicamentos estão entre os mais certificados. Participantes de 22 estados geraram certificados, com maior participação do estado de São Paulo (2.003), seguidos por Distrito Federal (1.992) e Minas Gerais (674). Foram observados também 252 certificados emitidos nos Estados Unidos.
O cenário apresentado pode indicar que, a despeito da necessidade apresentada durante a pandemia, o AVA Visa se tornou fundamental para o desenvolvimento de competências do campo da Visa, oferecendo ações que reconheçam as singularidades dos contextos sanitários nos territórios e valorizem as experiências locais dos trabalhadores do Sistema Único do Saúde.
|