Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia

45917 - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA QUALIFICAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DOS SERVIÇOS DE HEMODIÁLISE DURANTE A PANDEMIA COVID-19
MARIZA EDUANE COSTA PINHEIRO - SESAB, GERSON VARJÃO - SESAB


A doença renal crônica é usado para designar alterações que modificam a função renal e sua estrutura, os rins são fundamentais para o funcionamento do organismo e as disfunções é fator de risco para mortalidade. Ante a ineficácia dos tratamentos farmacológicos, a terapia renal substitutiva – TRS, apresenta-se como principal escolha para pacientes com a homeostase comprometida. As complicações possíveis de ocorrerem com os pacientes que dependem de TRS e os riscos sanitários dos serviços, é uma razão a mais para um monitoramento mais efetivo do funcionamento dos mesmos pelas Vigilâncias Sanitárias.
Desta forma, diante dos riscos que permeiam os serviços de TRS, agravados com a pandemia COVID -19, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia- DIVISA, relata a experiência e desafios da Educação Permanente na qualificação e desconcentração de ações nos serviços de Hemodiálise durante a pandemia, assim como, promover metodologia que atenda às necessidades das práticas em serviço. Tendo como principais objetivos a qualificação dos técnicos da vigilância sanitária, a desconcentração de saberes, das ações de inspeção, monitoramento e licenciamento dos serviços de hemodiálise para os Núcleos Regionais de Saúde. O curso foi realizado em três momentos: o primeiro realizado aula expositiva dialogada, o segundo momento realizou-se a prática nos serviços de dialise com equipes de 3 (três) técnicos e 1 (um) facilitador na cidade de salvador e região metropolitana, onde foi aplicado o Roteiro Objetivo de Inspeção-ROI/ANVISA, e um terceiro momento ao final do curso foi realizado seminário integrador, onde pautou-se as principais inconformidades e alinhamento das práticas com base nas legislações. A gestão e equipe educação permanente entende que educação permanente surge da necessidade do serviço, embasados na metodologia da pedagogia da problematização, pautada na teoria educacional de Paulo Freire, e sugere que a relação do educador e do sujeito de aprendizagem deve ser horizontal, compartilhada, com comunicação e resgatando as vivências de todos os envolvidos nesse processo. Obteve-se resultados positivos, destacando: desconcentração da responsabilidade da atuação para as regiões de saúde, a realização do monitoramento dos serviços, promovendo assim, os princípios basilares do SUS de promoção, proteção, recuperação a saúde e prevenção de riscos.


Realização:




Apoio: