Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia

45862 - IMPLANTAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO NÚCLEO EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA
ROSALVA RAIMUNDO DA SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE - SESAU, MARCELLA DE BRITO ABATH - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE - SESAU, AGATHA CHRISTIE LIMA DA PAZ - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE, ROSIMEIRY SANTOS DE MELO ALMEIDA LINS - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE - SESAU


Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica que tem entre seus objetivos a qualificação da formação dos profissionais e a transformação do processo de trabalho. No intuito de fomentar a EPS, em agosto de 2021, segundo ano da pandemia da covid-19, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), da Secretaria de Saúde do Recife, implantou o Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (NEPS SEVS). Objetivo: Descrever o processo de participação da VISA no Núcleo de Educação Permanente em Saúde enquanto estratégia de gestão participativa e de indução de mudanças de práticas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o processo implantação e participação da VISA no NEPS SEVS, iniciado em agosto de 2021, durante a pandemia da covid-19, a partir das seguintes etapas: 1) Reunião remota para apresentação da proposta aos gestores de VS do NC e DS e para definição dos representantes para compor o NEPS; 2) Reunião remota com todos os integrantes do NEPS, que consolidou o colegiado do núcleo; 3) Composição dos Grupos Técnicos (GT) de cada área da vigilância. O GT da VISA iniciou com três inspetores dos DS e um inspetor do NC, para discutir as propostas de EPS e o planejamento 2022, a partir do diagnóstico situacional; 4) O diagnóstico situacional da VISA foi apresentado na reunião do colegiado, em outubro de 2021; 5) Reunião com o GT VISA para elaboração das propostas pedagógicas de maior demanda para compor as ações de EPS em 2022, com base no diagnóstico.
Resultados: As primeiras reuniões do GT VISA foram quinzenais, para definir o fluxo e as estratégias de monitoramento e avaliação das ações. Em 2022, as reuniões do GT passaram a ser mensais. Em janeiro de 2022 houve a ampliação no número de representantes do GT VISA, de quatro para nove profissionais, com seus respectivos suplentes, a participação de profissionais de todos os DS se deu para fortalecer a comunicação e o engajamento das equipes da VISA Recife no planejamento de ações. Conclusão: Nos 22 meses de implantação, o NEPS SEVS, no GT VISA, ficou evidente a importância da escuta e do envolvimento não apenas dos gestores, mas, principalmente, dos trabalhadores tanto do NC e como dos DS, que conhecem bem os problemas, os vivenciam e acreditam e se motivam com a proposta da EPS, para que de fato os processos sejam modificados.


Realização:




Apoio: