24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia |
45784 - AUTOAVALIAÇÃO DO DISCENTE NA MODALIDADE HÍBRIDA DA ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA: REPENSANDO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA PANDEMIA DE COVID-19 TEREZA EMANUELLE DA SILVA COSTA - ESPCE, EDGLESY CARNEIRO AGUIAR - ESPCE, LÍGIA LUCENA GONÇALVES MEDINA - ESPCE, SUZYANE CORTES BARCELOS - ESPCE
Esta experiência relata a percepção dos discentes quanto às práticas educacionais da Especialização em Vigilância Sanitária na formação e qualificação dos profissionais de VISA do Ceará. O curso de pós-graduação Lato sensu, ofertado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, encontra-se em sua décima turma com 30 discentes. As atividades modulares aconteceram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, conforme organização e estrutura curricular dos módulos: SUS e Políticas de Saúde no Brasil; Vigilância em Saúde; Risco Sanitário; Estrutura Legal e Administrativa da VISA; Gestão da Qualidade e Avaliação em VISA; e Educação e Comunicação. Um dos maiores desafios foi manter a oferta durante a pandemia de COVID-19, com os discentes atuando na linha de frente. Os módulos foram repensados para que a turma estivesse nos dias de encontro interagindo de forma híbrida. Os conteúdos foram atualizados para atender as dificuldades das VISAs municipais para enfrentamento da pandemia. Para mensurar a participação e percepção dos discentes, aproveitamento dos conteúdos ao final dos módulos, foram disponibilizados instrumentos de avaliação usando os Formulários Google, considerando os itens: aprendizagem individual e autoavaliação; alcance dos objetivos do curso; método de ensino-aprendizagem; facilitador/ professor convidado; material didático; infraestrutura e recursos humanos; coordenação. Para análise dos resultados, os discentes consideraram que exerceram efetivamente seu papel de estudante, com assiduidade, realização de leituras e atividades, participação em debates e discussões e bom relacionamento com o grupo. Os conteúdos atenderam às necessidades de aprendizagem, com aplicabilidade nos serviços, alcançando os objetivos do curso. As estratégias pedagógicas contribuíram para a compreensão dos temas. Os facilitadores e professores convidados demonstraram conhecimento sobre os temas e estimularam a participação nas discussões. Como fragilidade, apontaram o som baixo ou ruídos quando professores estavam usando máscara na apresentação. O ambiente ESP virtual e plataformas foram considerados de fácil acesso e utilização, e a resolução dos problemas foram sanados pela Coordenação, considerada fundamental pela agilidade e flexibilidade para solução das demandas. Conclui-se que a experiência vivenciada pelo curso durante a pandemia permitiu que todos pudessem se esforçar ainda mais para manter a qualidade de ensino e encerrar as atividades modulares de forma exitosa.
|