Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia

45444 - CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL RELACIONADA À TEMÁTICA DA COVID-19 NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PERNAMBUCO ENTRE 2020 E 2022
EDUARDA KARYNNE SOUZA - APEVISA, RAFAELLA DE ANDRADE SILVA CAVALCANTI - APEVISA, SUSIANE DE PONTES BANDEIRA LOPES - APEVISA, ISABELA CAROLINE PIMENTEL DE MOURA - APEVISA, MICHELLE CAROLINE DA SILVA SANTOS MORAIS - APEVISA, SHEYLA CARVALHO DE BARROS - APEVISA, REGIANE CICCOTTI DE FIGUEIREDO - APEVISA, RAMON VIEIRA GALDINO - APEVISA, MARCELLE LUANA CARNEIRO LEMOS - APEVISA, 8. KARLA FREIRE BAÊTA - APEVISA


Introdução: A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental, em qualquer ramo da atividade profissional, mas se torna ainda mais crítica diante de uma pandemia. Para os profissionais de vigilância sanitária, capacitação e atualização constantes são necessárias para o alcance da uniformidade, qualidade e eficácia dos processos de inspeção sanitária, das orientações para o setor regulado e a população, tendo em vista a garantia da oferta de serviços e produtos seguros, eficazes e de qualidade para a sociedade.
Objetivo: Averiguar entre os profissionais da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) a realização de capacitações para o desempenho de ações voltadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19, entre março de 2020 e março de 2022.
Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado mediante convite para os servidores do Nível Central e das Unidades Regionais da APEVISA responderem a um formulário eletrônico, disponibilizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Os dados estão mantidos sob sigilo, e as respostas dos servidores não foram identificadas.
Resultados: Dos 130 servidores da APEVISA, 60 responderam ao formulário eletrônico. Dentre os participantes, 88,3% trabalharam na APEVISA entre março de 2020 e março de 2022, no entanto, a maioria (75,3%) não realizou capacitação para o desempenho de ações voltadas para o enfrentamento da COVID-19. Dentre os servidores que realizaram cursos, as principais temáticas abordavam sobre: prevenção, protocolos, orientações, manejo, testes e vigilância sanitária no combate ao COVID-19. A principal estratégia adotada para realização dos cursos foi a utilização de plataformas on-line (70,8%), e apenas 8,4% dos servidores realizaram capacitações de forma híbrida.
Conclusão: Baixa iniciativa para realizar capacitações, mesmo envolvendo uma temática atual, relacionada a um problema de abrangência mundial e extremamente pertinente ao exercício profissional da vigilância sanitária. A pandemia da COVID-19 trouxe inovações em muitos setores e, nas capacitações, a modalidade on-line para realização de cursos se tornou estratégia fundamental para a capacitação entre os servidores da APEVISA durante o período avaliado.


Realização:




Apoio: