24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia |
45317 - CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19: FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM INSPEÇÃO EM INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS, PERFUMES E PRODUTOS PRYSCILLA DE OLIVEIRA ANDRADE CAMPANHA - COVISA, RAFAELLA ALVES DE OLIVEIRA - COVISA, SANDRA REGINA DAMAS SILVA - COVISA, CRISTIANE DE ASSIS VAKIMOTO - COVISA
Dentre as atribuições de Vigilância Sanitária (VISA) está o controle de bens de consumo que se relacionam com a saúde, sendo a inspeção sanitária uma ferramenta de grande importância neste processo. Tendo isso em vista, a capacitação dos profissionais de VISA é imprescindível para garantir que produtos de interesse à saúde sejam disponibilizados aos cidadãos com qualidade, segurança e eficácia.
A Divisão de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde – DVPSIS é uma divisão da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) que foi criada em 2003, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. Em agosto de 2020 a COVISA, especialmente a DVPSIS, passou por um processo de reorganização de suas áreas e modificação do seu escopo de atuação e, dentre as novas atividades, está a capacitação e educação em saúde relacionada às Boas Práticas de Fabricação, Importação e Distribuição de Produtos de Interesse da Saúde.
Com processo de descentralização das ações de fiscalização das indústrias de cosméticos, perfumes e produtos de higiene para as Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), bem como o ingresso de novos servidores no ano de 2022, fez-se necessário capacitar toda a equipe técnica para verificação do estabelecido nas legislações vigentes quanto às Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos, Perfumes e Produtos de Higiene, assim como atualização de procedimentos e processos de inspeção.
Em cursos anteriores, realizados durante a pandemia na modalidade online, os servidores solicitaram que os próximos cursos fossem presenciais para facilitar a troca de experiência entre os participantes. Para tanto, a nova proposta de capacitação foi conduzida na modalidade presencial nas 6 coordenadorias regionais de saúde da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro). O conteúdo foi desenvolvido em cinco módulos com duração de 4 horas cada módulo, sendo um por semana e abrangendo os assuntos: Sistema de Gestão da Qualidade; Instalação e Produção; Amostragem de Produtos e Controle de Qualidade; Validação e Sistemas de Água; Armazenamento de Produtos e Elaboração de Relatório de Inspeção.
As capacitações ocorreram de 09/2022 a 02/2023, perfazendo um total de 30 encontros. No total foram capacitados 115 servidores.
|