24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 31 – Formação e qualificação dos profissionais de Vigilância Sanitária para enfrentamento da pandemia |
45287 - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE INSPETORES DE FARMÁCIAS E DROGARIAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. AILTON ROBSON COELHO - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MINAS GERAIS, CAMILA PRADO LEITE - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MINAS GERAIS, GABRIEL FELIPE MAQUINÉ SIMÃO - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MINAS GERAIS, VALÉRIA APARECIDO BISPO - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MINAS GERAIS, ALESSANDRO DE SOUZA MELO - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MINAS GERAIS
Nos anos de 2017 a 2019 a CADM/DVMC da Visa/MG, realizou uma série de capacitações dos inspetores municipais e regionais sobre boas práticas de dispensação e manipulação, de forma a prepará-los para as inspeções em farmácias e drogarias.
Ao longo deste tempo foram realizadas 13 capacitações de forma presencial, com duração aproximada de uma semana. Foram capacitados 591 inspetores, contemplando 373 municípios de Minas Gerais.
Com o advento da Pandemia de Covid-19 no ano de 2019, esse trabalho teve que ser interrompido devido às medidas de distanciamento social e cancelamento de viagens e cursos presenciais. Diante disto, foi desenvolvido um curso virtual com o mesmo conteúdo do curso que era ministrado presencialmente, que encontra-se disponível no AVA da SES/MG. Neste curso encontram-se todas as gravações das palestras de boas práticas de dispensação e manipulação, além de exercícios de fixação de conteúdo. Até o momento 173 inspetores realizaram o curso EAD, totalizando 38% dos inscritos no curso.
Com o fim da Pandemia de Covid-19, de forma a complementar o aprendizado dos inspetores no curso EAD, a CADM/DVMC, em parceria com os Nuvisas, elaborou uma nova estratégia de capacitações presenciais, com a ministração do Curso Prático de BPDM. Este curso tem uma duração menor, de aproximadamente três dias, e abrange atividades práticas com os inspetores na elaboração dos procedimentos de categorização e planejamento de inspeções com base no risco sanitário para drogarias e farmácias, além de discussões sobre as principais dúvidas e situações rotineiras encontradas nas inspeções nestes estabelecimentos.
Ao final do curso presencial os inspetores realizam uma avaliação de eficácia do treinamento, respondendo a um questionário no AVA da SES e emitem seus certificados.
Até o momento o curso prático foi ministrado na URS de Ubá no ano de 2022, e nas URS de Unaí, Itabira, São João Del Rei e Montes Claros, além dos municípios das URS circundantes.
Cabe ressaltar que para a realização do curso, os inspetores são convidados a realizarem os cursos AVA-SES relacionados aos procedimentos do Anexo do PROG-DVMC-011, referente à qualificação dos inspetores de farmácias e drogarias.
Desta forma, a CADM/DVMC, tem mantido um programa de capacitação dos inspetores de farmácias e drogarias, em apoio aos Nuvisas das URS e às Visas municipais em consonância com a lógica do Sistema de Gestão de Qualidade que está sendo implantado no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
|