45715 - OBSERVATÓRIO DE VIGILÂNCIA E USO DE MEDICAMENTOS DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UFRJ: UM RELATO DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA PAULA PIMENTA DE SOUZA - FARMACÊUTICA, OBSERVIUM, DEPARTAMENTO DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS, FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO., THIAGO BOTELHO AZEREDO - DOCENTE, OBSERVIUM, DEPARTAMENTO DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS, FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO., CÉSAR AUGUSTO ANTUNES TEIXEIRA - DOCENTE, OBSERVIUM, DEPARTAMENTO DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS, FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO., ELISANGELA DA COSTA LIMA - DOCENTE, OBSERVIUM, DEPARTAMENTO DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS, FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO., JOÃO PEDRO MARTINEZ - GRADUAÇÃO, BOLSISTA DE EXTENSÃO, OBSERVIUM, FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO., GUACIRA CORRÊA DE MATOS - 3. GRADUAÇÃO, BOLSISTA DE EXTENSÃO, OBSERVIUM, FACULDADE DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
O Observatório de Vigilância e Uso de Medicamentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OBSERVIUM) organizou-se a partir da Chamada MCTI/CNPq/ANVISA nº 23/2012, que contemplou um projeto de pesquisa “Observatório em Vigilância e Uso de Medicamentos: um modelo de integração de informações geradas pelo Sistema Único de Saúde”, concluído em 2014.
O Observium reúne os esforços de ensino, pesquisa e extensão de docentes, farmacêutica e alunos de graduação e pós-graduação da FF/UFRJ. As atividades envolvem a geração de informações de interesse público sobre a segurança e os padrões de utilização de medicamentos no Brasil. Busca-se a construção compartilhada e a difusão de informação em veículos científicos e não científicos e por meio de sítio eletrônico e redes sociais na internet.
A divulgação de informações na internet consiste em desafio específico, em especial em época de fake news, mas constitui uma estratégia ágil para a difusão do conhecimento à população, em especial frente aos desafios impostos após a emergência da Covid-19 e de outras doenças emergentes e reemergentes, como a monkey pox.
Desde 2013, foram publicados 70 artigos em periódicos científicos e 23 boletins informativos sobre temas em farmacovigilância, políticas de saúde e utilização de medicamentos, dentre os quais uma série temática de 9 boletins focados no novo coronavírus. O Observium elabora compilados de alertas terapêuticos e publica textos sobre segurança de medicamentos e políticas de saúde em suas redes sociais.
Ocorre também a formação de alunos de graduação (trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e extensão) e de estudantes de pós-graduação (residência, mestrado e doutorado). Além disso, foram realizados eventos, como cursos (análise da causalidade e evitabilidade de reações adversas a medicamentos; atualização em assistência farmacêutica), oficinas (avaliação de programas e serviços de assistência farmacêutica, oposição a patentes) e seminários internacionais (farmacovigilância, pesquisa e práticas para o cuidado farmacêutico). Alguns eventos contaram com parcerias como a ENSP/FIOCRUZ, a FM/USP, a SBRAFH, a ABIA e a UAEM.
O trabalho do Observium pretende, assim, contribuir para a construção de um ambiente de maior segurança para a utilização de medicamentos, formando profissionais comprometidos e capacitados, bem como construindo conhecimento científico relevante e socialmente referenciado.
|