24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 30 - Articulação e influência intersetorial e internacional da Vigilância Sanitária |
45216 - INTERSETORIALIDADE NAS AÇÕES SANITÁRIAS PARA FORTALECIMENTO DO SUS: EXPERIÊNCIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE DA COSTA DO DESCOBRIMENTO/BA MARILENE DE SOUZA SANTOS - SESAB/NÚCLEO REGIONAL EXTREMO SUL/BA, DIANA FERREIRA JARDIM - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARATINGA/BA
A exposição aos agrotóxicos e os impactos que estes podem causar tornam-se um relevante problema ambiental e de saúde pública, diante do uso intenso e difuso destes produtos. O Extremo Sul/Bahia em constante avanço no campo de produção agrícola e como consequência há uma divergência de ações visando o incremento da produção e o uso de agrotóxicos. O trabalho articulado da vigilância sanitária e ambiental, epidemiológica, assistência em saúde, trabalhador, LACEN, defesa e inspeção agropecuária, órgãos ambientais e outras instituições, se faz presente.
A região baiana Costa do Descobrimento, foi acionada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaratinga, comunicando a morte de peixes ao longo do curso do rio dos Frades, em virtude da suspeita de derrame de agrotóxicos no leito e margens do rio, contaminação da água por agrotóxicos, já que foram identificadas embalagens vazias de herbicidas ROUNDUP e NUFURON. O Rio dos Frades é um dos mais famosos no território, nasce na região do Córrego do Ouro e deságua em Porto Seguro, reserva ambiental de rara beleza. A partir do conhecimento sobre o problema e de sua magnitude, a vigilância sanitária e ambiental da regional fez articulação imediata com os órgãos de interesse e iniciado a avaliação de risco das implicações na saúde humana com os municípios envolvidos (Guaratinga, Itabela e Porto Seguro). Destacou-se visita técnica na área afetada; Reunião com gestores e técnicos para plano de ação básico e transversal; Controle de qualidade de água e teor de agrotóxico e levantamento da comunidade por tipo de consumo de água - sistema ou solução alternativa; Colheita do solo e peixes, parceria com Universidade Federal Medicina Veterinária/Ba; Inspeção na Estação de Tratamento de Água; Analise de prontuário em hospitais e sensibilização com atenção básica aos sintomas de intoxicação; Ação conjunta com órgão para receituário agronômico; Apoio da Secretaria de agricultura com cadastro dos produtores; Articulação com GT Agrotóxico/BA e interfases com CIATOX; Realização WORSHOP Vigilância em Saúde Agroambiental e aberta aos municípios do Extremo Sul, com presença da comunidade local e técnicos das diversas áreas, inclusive indústria de celulose (grupo internacional).
A partir do conhecimento, a VISA Regional subsidiou medidas de prevenção, fluxo de atuação e controle, articulando saberes, integrando metodologias e práticas com eventos de massa, surtos de agravos e doenças, disseminando informações sobre saúde - SUS.
|