24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 30 - Articulação e influência intersetorial e internacional da Vigilância Sanitária |
45179 - ARTICULAÇÃO INTRA E INTERSETORIAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19 EM NÍSIA FLORESTA/RN JANAINA DIAS DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE NÍSIA FLORESTA/RN, KATYUSKA SANTOS DUARTE - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU/RN, RAYSSA HORÁCIO LOPES - ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE -ESUFRN, RODRIGO SOARES CHAVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE NÍSIA FLORESTA/RN
Apresentar as ações intra e intersetoriais de prevenção e controle a COVID-19 desenvolvidas pelos os técnicos da vigilância sanitária (VISA) de Nísia Floresta.
A articulação ocorreu no município de Nísia Floresta, no Estado do RN, que possui em sua estrutura de serviços o setor de vigilância em saúde que desenvolve ações de VISA.
As ações ocorreram nas áreas urbanas e rurais do município entre abril de 2020 e agosto de 2021, durante a emergência sanitária internacional pela COVID-19. A VISA desenvolveu atividades em articulação com: Secretaria Municipal de saúde, coordenação de endemias, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Educação, Vigilância em saúde do trabalhador e Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária estaduais. As ações foram realizadas no território municipal, como as entradas e estradas limítrofes, área de praias e lagoas, comércios e feira livre, escolas públicas e privadas, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foram realizadas barreiras sanitárias, distribuição de máscara facial para o trabalhadores, inspeções sanitárias em salas de vacinas com a finalidade de verificar o armazenamento e acondicionamento das vacinas nas UBSs e na vacinação extramuros, orientação aos enfermeiros e técnicos em relação aos eventos adversos e as notificações destes em tempo oportuno, reuniões com os diretores de escolas para apresentação do fluxo de atendimento para os trabalhadores, alunos e seus familiares. Os profissionais envolvidos nas atividades, além de servidores municipais dos órgãos e secretarias supracitados, contaram com o apoio de policiais militares.
A distribuição de máscaras e orientações para seu correto uso pode ter influenciado na redução da disseminação do vírus, possibilitando a realização das atividades econômicas de maneira mais segura. Durante as ações, ao identificar pessoas de grupos mais suscetíveis a possíveis agravos foi orientado o afastamento, com o objetivo de prevenir sua exposição ao vírus. As barreiras sanitárias com a participação de órgãos municipais e estaduais resultaram no impedimento da entrada de veículos coletivos de grande porte, contribuindo como medida sanitária de isolamento. A articulação intra e intersetorial fortaleceu as ações de vigilância sanitária e contribuiu com a responsabilidade de proteção à saúde das pessoas, inclusive com o desenvolvimento de ações de informação, educação e comunicação em saúde.
|