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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 29 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (D)

48369 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA O FORTALECIMENTO DA EPIDEMIOLOGIA APLICADA À VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS
PRISCILA BOCHI DE SOUZA - FIOCRUZ BRASÍLIA, FLÁVIA TAVARES SILVA ELIAS - FIOCRUZ BRASÍLIA, SAMYRA SCHERNIKAU SOARES AKASHA - FIOCRUZ BRASÍLIA, JULIO CESAR COLPO - ANVISA, NOEMI MELO CABRAL - ANVISA, CRISTIANO GREGIS - ANVISA, MARCELO FELGA - ANVISA


Contexto: Desenvolver e aprimorar ações de vigilância, notificação, comunicação, resposta e colaboração nos territórios, incluindo Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF), é compromisso de todos os países signatários do Regulamento Sanitário Internacional. O Curso de Aperfeiçoamento em Epidemiologia Aplicada à Vigilância Sanitária (EPIVISA) se alinha com o desenvolvimento dessas capacidades básicas e visa aprimorar as ações de vigilância em sanitária por meio da epidemiologia. Objetivo: Apresentar a experiência na construção do curso de aperfeiçoamento em epidemiologia aplicada às ações de vigilância sanitária em PAF. Métodos: As equipes da Fiocruz Brasília e da Anvisa organizaram-se em grupo de trabalho dialógico, realizando reuniões virtuais e uma oficina presencial para validação da matriz educacional, aulas assíncronas, atividades síncronas, requisitos para seleção de estudantes e tutores. A equipe contou com 10 conteudistas para elaboração de conteúdos, além de revisores. Resultados: O curso é composto por 180 horas, 3 módulos e 18 aulas. Os conteúdos desenvolvidos para o ensino a distância foram associados a momentos síncronos virtuais para debate e resolução de exercícios sobre temas como notificação, qualidade dos dados, análise e comunicação, e investigação de casos e surtos utilizando a epidemiologia descritiva. Os cenários descritos basearam-se em eventos de saúde pública, como surto em navio cruzeiro, aeronave e área de fronteira terrestre. Prever momentos síncronos, com mediação de tutores experientes, é ponto importante na andragogia, onde as experiências pregressas dos participantes são valorizadas como aporte para a reflexão e ação. Os participantes produzirão coletivamente quatro produtos que visam manipular dados e produzir informação em saúde, elaborando boletins de vigilância em saúde com dados obtidos dos Sistemas de Informação em Saúde. O público-alvo é composto por profissionais da vigilância sanitária atuantes nos níveis federal, estadual e municipal, nas áreas de PAF dos estados onde estão os principais pontos de entrada no País. Todos os recursos educacionais ficarão disponíveis no ambiente virtual da Fiocruz e da Anvisa, visando capilarização em outras ofertas. Conclusões: A educação permanente visa aprimorar a capacidade de profissionais das esferas federal, estadual e municipal em realizar ações de vigilância sanitária no âmbito da Saúde Pública, assim como integrar as ações de vigilância epidemiológica na formação de equipes.


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