Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 29 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (D)

45818 - O PROCESSO DE MONITORAMENTO DOS SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA NO ESTADO DO AMAZONAS, AS ARTICULAÇÕES E ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID -19
MARCELO PEREIRA IZEL - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO AMAZONAS DRA. ROSEMARY COSTA PINTO (FVS-RCP), LUCIVANE SOUSA LOPES - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO AMAZONAS DRA. ROSEMARY COSTA PINTO (FVS-RCP)


O PROCESSO DE MONITORAMENTO DOS SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA NO ESTADO DO AMAZONAS, AS ARTICULAÇÕES E ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID -19

A vigilância sanitária, de forma geral, viveu em sua história períodos desafiadores frente a várias questões de saúde pública. No contexto atual, procurou adaptar-se à realidade de uma pandemia em escala global causada pela Covid-19 (SARS-CoV-2). Neste período, o Estado do Amazonas chegou a colapsar, principalmente na capital Manaus. Em meio as dificuldades, certos avanços precisavam acontecer para que as ações de vigilância sanitária no Estado pudessem fluir, como as articulações pactuadas com as vigilâncias sanitárias municipais e demais órgãos, referente as inspeções, monitoramento e avaliação de riscos nos serviços de saúde. Neste sentido, destacamos o processo de monitoramento dos serviços de Hemoterapia. Estimou-se, 85 serviços de Hemoterapia, localizados em 57 municípios que compões 09 regionais, estão: 01 Hemocentro (HC), 01 Unidade de Coleta móvel - (Ônibus equipado) 07 Unidades de Coleta e Transfusão (UCT), 01 Núcleo de Hemoterapia (NH), e 75 Agências Transfusionais (AT).
Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e Escopo – por meio do projeto INTEGRAVISA / PROADI – SUS, no objetivo de contribuir na qualificação das ações, com vistas à implantação de Sistema de Gestão da Qualidade, a Visa do Estado, foi contemplada com um Curso à Distância com assessoria. Paralelamente, foi criado um Núcleo de Monitoramento dos Serviços de Hemoterapia, que ficou responsável para dar mais qualidade as inspeções e escolhido como escopo da qualidade para a Implantação, onde precisou organizar suas atividades, constituindo um fluxograma.
Análise de Resultados - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), e a Vigilância Sanitária do Estado (DEVISA), analisando o baixo número contingencial fiscal juntamente com a falta da cobertura de inspeção nos últimos 03 anos, convidou a vigilância sanitária da capital, a VISA Manaus, a unir forças para a elaboração do plano de ação de inspeção dos serviços de hemoterapia, tendo em vista, o ano de 2023, contemplando 56 inspeção, sendo 29 ações na capital e 27 ações no interior, com escala de servidores fiscais especialistas na área. Um dos critérios usados para as inspeções nesses serviços, foram as unidades de saúde com maior risco potencial sanitário, contabilizando alto e médio risco potencial nos planos de ação dos últimos 3 anos.


Realização:




Apoio: