24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 29 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (D) |
45637 - FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DE PROTOCOLOS SANITÁRIOS E AÇÕES EDUCATIVAS NO ENFRENTAMENTO DA COVID NA REGIÃO DO GRANDE ABC SÔNIA OLIVEIRA BARBOSA MURARO - GRUPO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - VII / CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, EDNA CORREA CLARES - GRUPO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - VII / CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, LOYDE RODRIGUES LIMA MACHADO - GRUPO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - VII / CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CLÁUDIA REGINA POLIDORO - GRUPO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - VII / CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Relato de Experiência: Fiscalização de Protocolos Sanitários e Ações educativas no Enfrentamento da Covid 19 na Região do Grande ABC
A região do Grande ABC, composta de 7 municípios, onde vivem mais de 2,8 milhões de pessoas, encontra-se com ações de vigilância sanitária totalmente descentralizadas para todas as áreas.
É marcada historicamente por ser o primeiro centro da indústria automobilística brasileira, mas atualmente setor de serviços e comércio também vem crescendo significativamente.
A região é especialmente interligada, a ponto de ser difícil definir suas divisas terrestres, com muitas ruas e grandes vias de alta circulação.
Assim como o restante do país, a pandemia Covid, atingiu de forma incisiva a região, paralisando serviços e atividades.
Para as ações de enfrentamento da Covid 19, foi necessário uma pactuação entre os entes Estadual e Municipal a fim da verificação do cumprimento das leis e regulamentos sanitários, referentes à prevenção e proteção da saúde da população em todas as áreas, quais sejam: Saúde dos trabalhadores: Ambiente e dos Processos de trabalho; Serviços de Saúde e todos os Protocolos sanitários, Para tanto, os Municípios e a Regional da Secretaria de Estado da Saúde elaboraram planos de fiscalização, considerando a população e o número de estabelecimentos de cada um.
Neste trabalho, além dos técnicos de cada Vigilância Sanitária nas inspeções rotineiras, foram realizadas inspeções nos períodos noturnos, finais de semana e feriados. Participaram 63 técnicos de Vigilâncias da Região.
No período de Agosto de 2020 à Maio de 2022, foram realizadas 46.376 inspeções sanitárias, com aproximadamente 679 autuações, principalmente por: Não uso obrigatório de máscara de proteção facial, por não distanciamento social, por aglomeração e por funcionamento do estabelecimento em horário não permitido durante a fase da Pandemia.
As ações educativas aconteceram em todas as inspeções realizadas, considerando as constantes atualizações dos protocolos sanitários estabelecidos para o controle da Covid.
Mensurar o resultado preventivo deste trabalho ainda é um caminho a ser trilhado, assim como as demais ações preventivas realizadas por todos os agentes que se dedicam a este trabalho, muitas vezes nas sombras e desvalorizado.
|