Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 28 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (C )

48456 - ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM UM TREINAMENTO SIMULADO DE EMERGÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE / SESAB
MANUELA MATOS MATURINO - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE - SESAB, SÂMEA REGINA ANDRADE BARRETO - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE - SESAB, FLÁVIA HELEN DE SOUZA NASCIMENTO - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE - SESAB, RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DE CARVALHO SAUER - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE - SESAB, RADAMAN DE SOUZA BARRETO - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE - SESAB, ARMANDO JOSÉ COELHO FARIAS - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE - SESAB, VIVIANE ASSIS DE ARAÚJO - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE LESTE - SESAB


A redução de risco de desastre é estabelecida como função essencial da Saúde Pública e a atuação da Vigilância em Saúde (VISAU) é fundamental para reduzir os impactos dos desastres através das práticas de atenção e promoção da saúde da população. O Núcleo Regional de Saúde Leste, instância de gestão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (NRS LESTE/SESAB) atua na Macrorregião de Saúde Leste do estado, sendo composta por 47 municípios, incluindo a capital do Estado e região metropolitana. Neste território, há presença de diversos riscos que estão potencialmente associados aos desastres (de origem natural ou tecnológica), dentre eles, barragem com usina hidroelétrica. O treinamento Simulado de emergência é uma possibilidade de realizar, na prática, todo procedimento planejado para minimizar os possíveis danos causados em uma eventual situação de emergência. É um procedimento obrigatório por legislação (Lei nº 12.334/2010 - estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens). A VISAU do NRS LESTE tomou conhecimento da data prevista para a realização do simulado de emergência envolvendo três municípios da Região de Saúde, sendo realizado contato com a empresa para conhecimento do treinamento e sua inserção no processo. Inicialmente, foi solicitado apoio para mobilização e sensibilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) para divulgação do Simulado de emergência. Dessa forma, organizou-se junto aos municípios, alguns dias antes do Simulado, um encontro presencial com os ACS, ACE, equipe de VISAU, Secretários Municipais de Saúde, equipe do CIEVS Estadual e CIEVS Leste, VISAU do NRS LESTE e representantes da empresa, totalizando dois encontros, abrangendo três municípios, envolvendo 208 pessoas. No dia do Simulado, a equipe do NRS LESTE (CIEVS e VISAU) se dividiu em 3 grupos: uma equipe no Posto de Comando e duas equipes no território realizando as rotas. Participaram da ação efetivos das Polícias Militar e Rodoviária, Bombeiros e Defesa Civil (municipal e estadual). A logística da empresa disponibilizou atendimento médico móvel (uma ambulância por município), e fornecimento de água e lanche individualizado nos pontos de encontro (final da rota). Os objetivos da inserção da VISAU no treinamento simulado de emergência incluíam integração intersetorial, vivência da dinâmica do Simulado e observação não sistematizada de situações, especialmente relacionadas à saúde para propor sugestões para edições futuras.


Realização:




Apoio: