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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 28 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (C )

45856 - A FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO SANITARISTA E SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS VIGILÂNCIAS EM SAÚDE.
GABRIELA CORREIA OLIVERA - FSP/USP, ISADORA PATO ABAD BARBOSA - FSP/USP


A pandemia da covid-19 evidenciou que a articulação entre os diferentes setores do Sistema Único de Saúde (SUS) é essencial frente aos riscos cada vez mais complexos da modernidade. As práticas de vigilância em saúde requerem uma articulação conjunta, além de demandar diferentes campos de conhecimento, a fim de garantir a proteção integral da população.

Esse trabalho é um relato de experiência que visa compreender se a formação do sanitarista está articulada com a atuação conjunta das práticas de vigilância em saúde. Tendo isso em vista, foram realizadas, entre maio e junho de 2023, 10 entrevistas semi-estruturadas e um grupo focal com graduandos de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O grupo é formado por 3 graduados e 7 estudantes, sendo 2 do segundo, 1 do terceiro e 4 do último ano, que fizeram ou fazem estágio na Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) do Município de São Paulo. Essa seleção buscou coletar diferentes percepções atravessadas por ambas experiências tanto práticas do estágio como teóricas da graduação.

As questões foram elaboradas procurando compreender como os graduandos/graduados de Saúde Pública entendem a interdisciplinaridade/transversalidade das práticas de vigilância na sua formação, as suas percepções das práticas de vigilância durante o estágio, o papel do sanitarista na institucionalização da atuação conjunta das temáticas da vigilância em saúde, e se eles consideram que a atual conjuntura organizacional da vigilância é eficaz para o enfrentamento das emergências em saúde, como a pandemia de covid-19.

A partir da análise dos resultados parciais do trabalho, vê-se que, embora as disciplinas específicas de vigilância sejam oferecidas no último ano da graduação, a formação do sanitarista como um todo é composta por uma gama de disciplinas que apostam em construir um arcabouço teórico abrangente no enfrentamento dos desafios complexos no campo da vigilância. Além disso, evidenciou-se o valor da experiência prática do estágio de vigilância na concretização dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Esses resultados enfatizam a importância da formação teórica e prática dos sanitaristas na construção de uma perspectiva interdisciplinar da vigilância e destacam o papel articulador desse profissional no contexto da institucionalização da atuação conjunta das práticas da vigilância, além de tensionar e construir com outros profissionais o que se entende por vigilância em saúde.


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