24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 28 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (C ) |
45755 - AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL NO MONITORAMENTO DA POTABILIDADE DA ÁGUA EM NÍSIA FLORESTA/RN JANAINA DIAS DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE NÍSIA FLORESTA/RN, RAYSSA HORÁCIO LOPES - ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE -ESUFRN, KATYUSKA SANTOS DUARTE - CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU/RN, RODRIGO SOARES CHAVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE NÍSIA FLORESTA/RN
Apresentar ações de monitoramento da potabilidade da água, sensibilização e educação em saúde realizadas pelos técnicos da vigilância sanitária e ambiental em Nísia Floresta.
As ações ocorreram no município de Nísia Floresta, no Estado do Rio Grande do Norte (RN), que possui na estrutura de serviços de vigilância sanitária e ambiental os quais desenvolvem ações conjuntas inclusive em determinado período da pandemia do COVID-19.
A partir dos dados quantitativos, dos laudos disponibilizados pelo LACEM-RN e SISAGUA, no período de 2019 a 2021, sobre ações desenvolvidas em escolas e serviços de saúde no município de Nísia Floresta, na 1ª região. As variáveis coliformes totais, Escherichia Coli, e cloro residual livre foram apresentadas através da frequência absoluta e relativa. As atividades de sensibilização e educação em saúde, foram apresentadas qualitativamente. Foram cadastrados 57 SAC e coletadas 169 amostras de água, sendo 74 (43,7%) em 2021. O percentual de coliformes totais, em 2019 era de 19 (76%) nas amostras, com tendência de queda nos anos seguintes. Já a E. coli, em 2019 e 2020 foi positiva em 10% das amostras e em 2021 revelou sua total ausência. O cloro residual livre, apresentou melhoria com 97% de conformidade em 2021. Foram feitas reuniões, orientações com os gestores e responsáveis técnicos, além de elaboração de materiais educativos.
Os resultados apresentados destacaram as ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano desenvolvidas pela equipe de vigilância, com as análises das amostras apresentando importantes resultados, como a queda nos percentuais de contaminação por coliformes totais e de E.Coli, além do aumento da presença de cloro residual livre nas amostras analisadas. Destaca-se que devido ausência de insumos, a testagem para coliformes não foi realizada em todas as amostras coletadas. Houve uma maior conscientização para limpeza dos reservatórios; maior comunicação com a vigilância sanitária; ampliação e reconhecimento da população sobre a vigilância da qualidade da água; alcance de indicadores relacionados a qualidade da água com aumento no repasse financeiro da vigilância em saúde. Além disso, as ações e experiências estão sendo mantidas e replicadas pelos serviços, e há o compartilhamento do material educativo, prevenindo doenças provocadas pelo consumo de água impropria principalmente no período de maior necessidade da disponibilidade de água de potável manter a higiene pessoal e dos ambientes.
|