Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 27 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (B)

45584 - INTEGRANDO AÇÕES DE VIGILÂNCIA DE AMBIENTES E PROCESSOS DE TRABALHO (VAPT) E VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VISA), NO ESTADO DE MINAS GERAIS, PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19
KÁTIA SANTOS DIAS - SES -MG, ELEONORA ASSUNCAO MORAD ARANTES - SES -MG, CÍNTIA DA SILVA MARCELINO - SES -MG, CRISTIANE MOREIRA MAGALHÃES ANDRADE - SES -MG, KENNEDY CREPALDE RIBEIRO - SES -MG, VANESSA VIVIANA SILVA ANICETO - SES -MG, LEIDIANE MOREIRA FRANCA DE PAULA - SES -MG


Contexto: As atividades e as condições de trabalho, são fontes potenciais de exposição ao vírus SARS-CoV-2. Sendo assim, a preservação da saúde dos trabalhadores é fundamental para controlar a disseminação da doença e possibilitar a continuidade da prestação de serviços essenciais.
Objeto da experiência e descrição da execução: Em junho de 2020 a Saúde do Trabalhador estadual, via COES MINAS COVID-19, através da Nota Técnica Nº 55/2020, recomendou a execução de ações relacionadas a VAPT, e reforçou estratégias de mitigação e vigilância da COVID-19. A articulação da VISAT com a VISA foi prioritária, visto que a Política Nacional de STT preconiza a integração da VISAT com os demais componentes da Vigilância, incentivando estratégias de atuação integrada, com base na análise da situação de saúde e no mapeamento das atividades produtivas. Como forma de operacionalizar e uniformizar as ações de VAPT nos estabelecimentos, especialmente os regulados pela VISA, foi fundamental o alinhamento prévio e realização de ações conjuntas. Prioritariamente, as ações nos estabelecimentos de saúde foram fomentadas, uma vez que esses trabalhadores são grupo de alto risco de contaminação e disseminação da COVID-19. Também foram desenvolvidas ações de resposta a ocorrência de surtos em ambientes restritos/fechados como unidades de produção, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), creches, sistema prisional, dentre outros.
Análise dos resultados: Conforme o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) em 2018 e 2019, foram registrados 1970 e 1972 procedimentos de Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador. Já no período pandêmico 2021 e 2022, foram 2393 e 2374, respectivamente. Verificou-se no período de emergência sanitária, um aumento expressivo (21%) das ações, considerando-se todas as restrições impostas. No período de jan/20 a fev/21, registrou-se um total de 1687 surtos e 26826 casos confirmados de COVID-19 em MG, com maior frequência em: serviços de saúde (650 surtos e 7561 casos), empresas (397 surtos e 9239 casos) e ILPI (293 surtos e 4246 casos), demonstrando a adesão as orientações de ações conjuntas emitidas pelo estado e o aumento da demanda por ações de VAPT. Devido às restrições para registro no SIA, várias ações executadas não foram captadas por esse sistema. As ações articuladas foram especialmente necessárias para proteger a saúde da população em geral e em particular dos trabalhadores, além de fortalecer a resposta a emergência sanitária em MG.


Realização:




Apoio: