Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 27 - Articulação da Vigilância Sanitária com as demais vigilâncias e instâncias/órgãos do Sistema Único de Saúde (B)

45288 - ESTRATÉGIAS INTEGRADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA VSPEA NOS MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
DENISE PICCIRILLO B. DA VEIGA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, CRISTIANE MARIA TRANQUILLINI REZENDE - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, FARIDA DA CONCEIÇÃO PEREIRA - CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA SES/SP, MARCIA TIVERON DE SOUZA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, LUANA GIMENEZ LOPES - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, VIVIANE NAKANO - INSITITUTO ADOLFO LUTZ SES/SP, JANETE ALABURDA - INSITITUTO ADOLFO LUTZ SES/SP, ELIANE GANDOLFI - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, ELIANE SUZUKI - CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA SES/SP, LUÍS SÉRGIO OZÓRIO VALENTIM - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP


Em 2021, o processo, sob coordenação do Centro de Vigilância Sanitária, de priorização dos municípios paulistas para implementar a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) envolveu diversas áreas da vigilância em saúde bem como a articulação com os grupos regionais de vigilância sanitária e epidemiológica (GVS e GVE) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS). Foram selecionados 50 municípios segundo as variáveis de área plantada, frequência de pulverização aérea, percentual de estabelecimentos que utilizam agrotóxicos, detecção de agrotóxicos em água para consumo humano e alimentos, e o comportamento de notificações de intoxicação exógena no Sinan.

As estratégias de apoio do Estado para implementar a VSPEA envolveram capacitações online para preenchimento da ficha do SINAN, análises anuais de vigilância para resíduos de agrotóxicos em alimentos e em água para consumo humano, três oficinas online para elaborar os planos municipais de ação e oficinas presenciais regionalizadas.

Participaram 1897 profissionais na capacitação online do Sinan. Das 50 análises de resíduos em alimentos, 96% estiveram satisfatórias, e das 94 análises de água 100% estiveram de acordo com os padrões da portaria de potabilidade. Foram capacitados 82 técnicos, 63 da Atenção Básica e 19 das Visas municipais em questões de saúde do trabalhador. 120 técnicos participaram das três oficinas online. Dos 50 municípios prioritários, 68% apresentaram notificação de intoxicação por agrotóxicos no SINAN; até o momento 32% apresentaram Plano de Ação preliminar; 10% criaram um GT-Agrotóxicos.

As iniciativas integradas entre as vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica contribuíram para uma maior abrangência das ações e um envolvimento mais efetivo das instâncias locais, fatores essenciais para um maior controle do risco à saúde decorrente da exposição aos agrotóxicos. Entre os desafios da VSPEA, pode-se destacar a necessidade de acesso por parte das vigilâncias dos dados sobre o uso e aplicação de agrotóxicos no território paulista.


Realização:




Apoio: