45847 - INVESTIGAÇÃO DE CASOS DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA OCULAR RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS PARA MODELAR/TRANÇAR CABELOS, RIO DE JANEIRO, 2023 TALITA GOMES DA SILVA BATISTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E AMBIENTE, DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA, CGEMSP, CGRESP, PROGRAMA DE TREINAMENTO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DO SUS (EPISUS AVANÇADO), VINÍCIUS DE SOUZA CASAROTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E AMBIENTE, DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA, CGEMSP, CGRESP, PROGRAMA DE TREINAMENTO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DO SUS (EPISUS AVANÇADO), AMANDA PEREIRA ESPINDOLA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CAIO LUIZ PEREIRA RIBEIRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, KAMILA CORREA DA COSTA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, REBECCA FARAY FERREIRA LOPES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, REBECCA MARIA MACIEL GABRIEL - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DANIEL MARQUES MOTA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL, DANIELLE CRISTINE CASTANHA DA SILVA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E AMBIENTE, DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA, CGEMSP, CGRESP, PROGRAMA DE TREINAMENTO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DO SUS (EPISUS AVANÇADO)
Em dezembro de 2022, em hospital municipal do Rio de Janeiro foi identificado aumento incomum de pacientes atendidos com lesões oculares relacionadas a cosmético para modelar/trançar cabelos. Com o objetivo de conhecer as características epidemiológicas dessas intoxicações exógenas oculares, foi realizado estudo descritivo de série de casos no período de 1º de dezembro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023. Foram considerados casos suspeitos, selecionados em prontuários ambulatoriais, pacientes que apresentassem ceratite química sem causa definida, ou relato de dois ou mais dos seguintes sintomas: ardência em couro cabeludo, cegueira temporária, sensação de corpo estranho ocular, ardência ocular, dor ocular, hiperemia conjuntival, edema, abrasão de córnea, fotossensibilidade, dor de cabeça, lacrimejamento, secreção ocular ou ceratoconjuntivite. Definiu-se como caso confirmado qualquer caso suspeito com menção à utilização de cosmético para modelar/trançar cabelos. Foram encontrados 775 casos confirmados. Desses, 88,8% (n=684) eram do sexo feminino, 15,1% (n=117) eram da raça/cor preta e 9,3% (n=70) parda. A variável raça/cor tem 71,5% (n=55) de não informados. Os dias com maior pico de atendimento são predominantemente segundas-feiras (19/12/2022, 26/12/2022 e 16/01/2023). A mediana de idade dos casos confirmados foi de 26 anos, com intervalo interquartil de 30. Dentre os casos, 79,9% (n=613) eram residentes do município do Rio de Janeiro e o restante de outros 17 municípios.
Os sinais e sintomas mais relatados foram a ceratite (65,1%), dor ocular (24,18%), abrasão de córnea (19,6%) e ardência ocular (19,3%). Foram mencionadas 41 marcas de cosméticos por 91 pacientes (11,7%). Dentre as quatro marcas mais citadas, as três primeiras tiveram seus registros cancelados em janeiro de 2023 pela Anvisa e a quarta nunca teve registro na agência.
Devido ao elevado número de casos de lesão ocular relacionadas ao uso prévio de cosméticos para modelar/trançar cabelos, o surto de intoxicação exógena pode ser confirmado no município do Rio de Janeiro. A diversidade de marcas envolvidas leva à suspeição de que o agente causal seja algum componente comum encontrado na formulação dos produtos. Foi recomendado à Anvisa fortalecer a vigilância de intoxicações exógenas e a realização de testes de qualidade de produtos cosméticos utilizados para tal fim e que as vigilâncias sanitárias estadual e municipal fortaleçam ações de inspeção e apreensão de produtos irregulares.
|