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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C)

48381 - REORGANIZAÇÃO DE FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO A DEMANDAS EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA UVIS ITAQUERA
JOÃO GABRIEL ZERBA CORRÊA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, DAVID AUGUSTO FANTINI - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, SILVANA COSTA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, ANA BEATRIZ PACITO ALMEIDA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO


Em 13 de agosto de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Decreto 59.685/2020, reorganiza seu organograma, e para isso realiza a descentralização de atividades da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA). E devido a isso, as Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) tornam-se totalmente executoras de demandas, inclusive aquelas de alta complexidade, como por exemplo: inspeções em clinicas de hemodiálise, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e fábricas. Devido a essa mudança de estratégia, as UVIS neste dado momento, começam a realizar imediatamente o atendimento dessas demandas, porém de forma morosa e conturbada, sem ser eficiente ou eficaz. Em 2022, a UVIS de Itaquera, setor de vigilância sanitária, apresentava em seu domínio, mais de 500 processos estagnados em diversas etapas, além de 160 ouvidorias com até dois anos demandadas, e outras sem registros. Além disso, havia diversas reclamações oriundas a não respostas ou em prazos expirados de órgãos demandantes. E isso ocorre devido à sobrecarga de novas demandas, além daquelas que estavam represadas em COVISA que vieram com a descentralização, além dos técnicos terem que ser capacitados em inspeções complexas, em tempo não hábil. Inicialmente, após a exposição da problemática, foram realizadas reuniões com a equipe técnica e seu coordenador para compreensão dos gargalos do atendimento e motivos do represamento das demandas. Em seguida, se reestruturou a parte digital das atividades. Para isso concentrou-se todos os processos em apenas uma plataforma (do OUVIDORSUS para o SEI), organizando todos e agrupando as mesmas demandas que estavam sendo atendidas duplamente, ou até, mais vezes. Depois, após todos os processos, na mesma plataforma e qualificados adequadamente, pode-se determinar prazos, graus de importância e complexidade. Então, com a reestruturação organizacional do setor através de processos de criação de diretrizes e utilização de ferramentas digitais lúdicas, organizou-se o atendimento de demandas com o mesmo quantitativo de recursos, principalmente humanos, melhorando a eficácia, efetividade e qualidade do serviço. Com tais atividades, finalizamos todos os processos contidos no OUVIDORSUS, dois terços dos processos abertos no SEI e tivemos o aumento da finalização mensal média de processos administrativos em 124% e melhora na velocidade de resposta a órgãos demandantes com a mesma quantidade de recursos disponíveis.


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