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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C)

45738 - A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO SEI-BA NA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS SANITÁRIOS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
GLACYANNE KAREN SILVA NASCIMENTO - DIVISA/BA, DEBORA CRISTINA FIGUEREIDO MASCARENHAS MALTA - DIVISA/BA


Introdução: A ausência de um sistema eletrônico na organização dos processos sanitários condicionava o uso do papel como suporte físico na criação de documentos, resultando em pilhas de pastas de aglomerado documental e muitas vezes sem o devido local de armazenamento, ocasionado a morosidade no andamento dos processos sanitários por sua formatação manual. Além disso, obrigava ao regulado a sua frequente presença no setor para o andamento dos tramites legais. Com a criação do Sistema eletrônico de Informação - SEI Bahia, ferramenta oficial de gestão documental administrativa digital, criada através do Decreto nº 17.983 em 2017, tais e entraves foram sanados na perspectiva de organizar os processos operacionais da VISA, direcionando os técnicos às suas reais funções como inspeções sanitárias e atividade educativas.

Objetivo: Demonstrar a importância do SEI-BA na organização dos processos sanitários no Núcleo Regional de Saúde Sul /Secretaria de Saúde do Estado da Bahia SESAB, Base Regional de Saúde – BRS Ilhéus/ Bahia.

Metodologia: Trata-se de um relato de experiência quantitativo de registro de abertura de processo em Livro ATA referentes aos meses de março a maio 2020de forma manual e o mesmo período em 2023 com coletas de dados do SEI-BA, de forma eletrônica, por uma Técnica da VISA do GT Serviços lotada na VISA na BRS de Ilhéus-BA.

Resultado e Discussão: O quantitativo de processos sanitários de forma manual registrados no livro ATA consta em março: 04 ; abril: 04 e maio: 02 no ano de 2020. Nesse mesmo período em 2022 com a implantação do SEI/ BA na VISA foram registrados em março: 15; abril: 28, e em maio: 29. O SEI- BA trouxe de forma satisfatória a melhoria dos processos de trabalho gerir eletronicamente os processos administrativos, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, sustentabilidade e redução de custos.

Conclusão: Com a implantação do SEI-BA nos processo da VISA, não se faz mais necessária o uso do papel; com os processos eletrônicos apenas avaliamos a presença ou ausência de documentos exigidos para cada processo; o regulado acompanha, solicita e assina o seu processo onde quer que esteja; e para nós técnicos é uma ferramenta que facilitou a organização do trabalho e podemos utilizar o nosso tempo em promover a saúde, a proteger a saúde, principalmente gerir de riscos, que é o papel primordial da VISA.


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