Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C)

45688 - A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PINHAIS/PR SOB O OLHAR DO USUÁRIO.
MARIA THEREZA JOHNSSON CAMPOS VICENTINE - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, CAMILA ZUCCHI HERMES AZUMA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, GLAUCIA DE MARTINI OTOFUJI VICENTE - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, TATIANA DA SILVA LOPES DE MACEDO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, JAQUELINE ALBINO DE OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, VANESSA LOYOLA FONTOURA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS


Introdução: A Vigilância Sanitária (VISA) percebeu a necessidade de ter uma percepção do usuário com relação ao serviço prestado, para isso e em consonância com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na VISA, iniciou-se uma inédita pesquisa de satisfação em 2020 para a avaliação do serviço de VISA junto aos usuários que solicitam a renovação da licença sanitária. Objetivo: Mensurar a satisfação dos cidadãos-usuários que finalizaram o processo de Licenciamento Sanitário com base no preenchimento da pesquisa de satisfação. Metodologia: A pesquisa acontece mensalmente mediante o envio por email de formulário pelo sistema SeSuite. Para as perguntas fechadas o usuário irá responder como: Ruim, Regular, Bom, Muito Bom, Ótimo. Para as abertas as respostas são registradas de forma espontânea. A pesquisa possui uma pergunta geral fechada, referente a avaliação sobre o serviço prestado pela Vigilância Sanitária e outra aberta, para registo de contribuições para a melhoria do serviço. As demais são distintas para as atividades de baixo e de alto risco sanitário, englobando questões como: avaliação do atendimento, tempo entre a solicitação da inspeção e a realização da mesma, uso de uniforme, conhecimentos técnicos, ética e cordialidade do fiscal. Considera-se como usuário satisfeito, aqueles que respondem como muito bom e ótimo. Tem-se como meta de 80% de satisfação. Resultado: Nas pesquisas de satisfação enviadas em 2022, foram obtidos os resultados: 90,5% (muito bom e ótimo) de clientes satisfeitos de forma geral com o serviço prestado; 94% das empresas de baixo risco declararam estarem satisfeitas com o atendimento realizado pelo fiscal e 92% de alto risco demonstraram estarem satisfeitas; com relação ao tempo decorrido entre a solicitação e a realização da inspeção, 100% afirmaram ter ocorrido dentro do prazo (60 dias); referente ao uso de uniforme, 100% afirmaram que o fiscal estava uniformizado; para a ética e cordialidade do fiscal, 96% mostraram-se satisfeitos; quando questionados sobre o conhecimento técnico do fiscal, o índice foi de 92% de satisfação. Nas perguntas abertas foram registrados diversos elogios: “As inspetoras foram extremamente atenciosas e cordiais”; “disponíveis para esclarecimentos de dúvidas, orientando de maneira eficiente”; “Excelente atendimento e agilidade no processo!” Resultados: Com o índice de satisfação obtido e os elogios recebidos percebe-se que os usuários estão satisfeitos com o serviço prestado pela VISA.


Realização:




Apoio: