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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C)

45561 - A EDUCAÇÃO PERMANENTE ALIADA À FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA UTILIZAÇÃO DO PBDOC COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA AGEVISA-PB
EDNALDO PAIVA JUNIOR - AGEVISA PB, GERALDO MOREIRA DE MENEZES - AGEVISA PB, ALEXANDER JERONIMO RODRIGUES LEITE - AGEVISA PB, THIAGO OLIVEIRA DE LIMA - AGEVISA PB, JOANETE RAULINO DA SILVA - AGEVISA PB, ANA THEREZA ALMEIDA CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE - AGEVISA PB, ROSÂNGELA GUIMARÃES DE OLIVEIRA - AGEVISA PB, ISMÊNIA VALVERDE DE OLIVEIRA - AGEVISA PB


A constante transformação tecnológica e de estratégias administrativas, além da admissão de novos servidores no quadro da AGEVISA-PB, têm exigido o desenvolvimento e potencialização das ações de educação no sentido de garantir a continuidade dos processos de trabalho das regionais e seus setores. Um dos maiores elementos para que essas ações se consolidem é a ação de educação permanente. A plataforma oficial do Estado da Paraíba para criação e tramitação de documentos eletrônicos (PBdoc) foi instituída pelo Decreto Estadual Nº 40.546, de 17 de setembro de 2020, como plataforma oficial do Estado. O objetivo deste relato é apresentar o incremento no processo de formação de servidores em conjunto com as ações de educação permanente, quanto à efetivação do uso do PBdoc vivenciado na AGEVISA-PB. Como metodologia, foi instituído um programa de formação envolvendo o PBdoc, com o delineamento de um cronograma de realização das atividades de aplicabilidade e usabilidade do sistema na sede em João Pessoa, e demais regionais nos municípios de Sousa, Patos, Campina Grande e Guarabira, mediado por um servidor da equipe técnica da Diretoria Administrativa Financeira e de Integração Regional, considerando que até junho de 2023 não haveriam mais trâmites documentais de forma física, em cumprimento ao decreto citado acima, onde determina que até setembro de 2023 todos os sistemas de gestão e documental devem estar em ambiente digital e informatizados. Após a realização do programa, evidenciou-se que dos 65 servidores da sede e regionais da AGEVISA-PB, 09 já possuíam a aptidão para uso do PBdoc, apenas 08 não participaram por motivos pessoais, e 48 servidores participaram ativamente das atividades, não havendo mais trâmites no formato físico na instituição. Conclui-se desta forma, que gerar mudanças institucionais, fortalecendo ações de equipes, faz parte da transformação de práticas e processos sociais no cenário de trabalho. O que comunga com os princípios da Educação Permanente, contemplando diretrizes pedagógicas e administrativas. No âmbito da AGEVISA-PB foi disparado o processo de capacitação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, pautado numa cultura de formação de construção cotidiana.

Palavras-chave: Educação Permanente; Formação; Servidores; Sistemas de Informação; Vigilância Sanitária.


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