24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C) |
45452 - GESTÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS - RESULTADOS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE BELO HORIZONTE ZILMARA APARECIDA GUILHERME RIBEIRO - PBH, ANA MÁRCIA CARVALHO CARNEIRO - PBH, ANA PAULA CAMPOS RIBEIRO LOPES - PBH, DANIEL VERGILINO FLORES NUNES - PBH, FÁBIO LÚCIO DA SILVA - PBH, GILMAR XAVIER LIMA - PBH, GISELE DE FÁTIMA ARAÚJO - PBH, JOÃO BATISTA DE SOUZA - PBH, PAULO FERRAZ DE OLIVEIRA - PBH, TÂNIA MARIA DA SILVA GONÇALVES - PBH
INTRODUÇÃO: A Vigilância Sanitária (VISA) de Belo Horizonte (BH) está organizada por meio de uma Diretoria, duas Gerências no nível central, que acompanham as ações relacionadas aos produtos de interesse da saúde (GPRIS) e aos serviços de interesse da saúde (GSEIS), além de nove gerências regionais do município (GEVIS). No nível central também temos a Coordenação de Gestão da Qualidade, Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Projeto Arquitetônico e Núcleo de Segurança do Paciente. Conforme compromisso firmado na adesão ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e em cumprimento da Política da Qualidade foi feita a apresentação dos Resultados da Vigilância Sanitária, referente ao ano de 2022, para toda equipe da VISA BH e para membros de vigilâncias de municípios vizinhos. OBJETIVO: Relatar a experiência da VISA BH na apresentação dos seus resultados referentes ao ano de 2022. METODOLOGIA: Em 2022, com o intuito de continuar monitorando e mensurando o desempenho das atividades realizadas pela VISA BH, foram realizadas ao longo do ano, 12 reuniões para apresentação das análises críticas, dos 12 indicadores que foram monitorados e analisados mensalmente. A partir do consolidado dessas informações foi elaborado um relatório com os resultados de 2022 e preparada uma apresentação, que aconteceu no dia 28 de abril de 2023. Durante o evento a diretoria fez um breve comentário sobre cada indicador e os gerentes, fiscais ou técnicos convidados relataram suas experiências na execução do processo relacionado ao indicador apresentado. RESULTADOS: Este momento permitiu apresentar para a equipe da VISA o resultado de todo trabalho que foi desenvolvido por eles, o que proporciona uma aproximação, alinhamento de informações e reconhecimento pelo papel desempenhado por cada membro da VISA BH na execução dos processos. Os convidados tiveram oportunidade de compartilhar e apresentar experiências e melhorias implementadas a partir das análises dos indicadores. Nesta ocasião, foi possível também compartilhar com as VISAs de municípios vizinhos os resultados alcançados pela VISA BH. CONCLUSÃO: A apresentação desses resultados demonstra o impacto e comprometimento de toda a atuação da equipe da VISA: administrativos, técnicos, fiscais e gestores, em prol do objetivo de tornar a VISA BH reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos à população.
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