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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C)

45420 - ORGANIZAÇÃO DE DADOS E AUTOMAÇÃO DE ATIVIDADES NO ÂMBITO DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA GERÊNCIA-GERAL DE RECURSOS
SIMONE DE OLIVEIRA REIS RODERO - ANVISA, HELIO BOMFIM DE MACEDO FILHO - ANVISA, ALESSANDRA SILVA TORRES - ANVISA, MARCELE CRISTINA ALVES ROSA - ANVISA, SARAH MACHADO LUZ - ANVISA, LÚCIA CRISTINA DO NASCIMENTO NOGUEIRA - ANVISA, MARCELO MÁRIO MATOS MOREIRA - ANVISA, ROSENILDE MARTINS LIMA BORGES - ANVISA


Grande desafio para a vigilância sanitária e talvez para outros setores do serviço público no Brasil é lidar com desenvolvimento de sistemas informatizados adequados às atividades de rotina. Organização de fluxos, dados e estatísticas são imprescindíveis para tratamento de demandas, planejamento, dimensionamento de equipes e estudos de desempenho e tendências. Assim, a Gerência-Geral de Recursos da Anvisa investiu na melhoria de fluxos de trabalho e registro de informações, seja em sistemas internos ou utilizando ferramentas complementares, a fim de dar suporte às atividades e gerar informações relevantes para as áreas internas e público externo.
Mapeamento de dados e apresentação em painéis de Business Inteligence, associados a ferramentas de automação, foi iniciativa adotada durante a pandemia de Covid-19, no primeiro semestre de 2021, e continua em expansão e aprimoramento. Foram mapeados dados contemplados no principal sistema da Agência, Datavisa, eliminando a necessidade de cadastro complementar interno em plataforma Access, cujo acesso e processamento era bastante limitado, cenário prejudicial frente ao teletrabalho imposto pela pandemia. Dados adicionais foram mapeados para preenchimento em ferramentas ágeis e seguras, conforme o fluxo de trabalho, garantindo informações consolidadas, sem necessidade de controles paralelos ou retrabalho entre as subáreas. Priorizou-se simplificação e agilidade. Foram criadas as primeiras automações para geração de listas de recursos administrativos objeto de pauta das sessões de julgamento e publicação de prorrogação de prazo, atividades que demandavam tempo e conferências manuais adicionais.
O primeiro resultado foi a eliminação da plataforma Access que demandava replicação manual de informações disponíveis em relatórios de outros sistemas. Depois houve visualização otimizada de erros ou inconsistências decorrentes de casos para tratamento específico. Em seguida foram implementadas automações e estatísticas, além de painel de busca por temas julgados, parte do projeto de jurisprudência da Anvisa.
Verificou-se a otimização de processos de trabalho, geração de informações agregadas a partir de diversas fontes de dados, estatísticas e automações, alcançando a todos os colaboradores da Gerência-Geral e dando suporte às necessidades de eficiência por ocasião tanto da pandemia da Covid-19, mas também pela crescente demanda, promovendo, inclusive, informações consolidadas para pesquisas de temas julgados pela Agência.


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