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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C)

45411 - PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE (BI) PARA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
NATÁLIA FERREIRA BARROS - IVISA-RIO, ESTER SOUZA DA SILVA - IVISA-RIO, JAQUELINE BARCELOS DA SIVA TOSTES - IVISA-RIO, MÁRCIA MELO RAMOS - IVISA-RIO


Introdução: O presente trabalho propôs descrever a fase inicial do projeto de implantação do Business Intelligence como ferramenta para análise de dados e atividade estratégica na Gerência de Fiscalização de Serviços de Saúde de Média Complexidade (GFM) da Coordenação de Vigilância Sanitária de Serviços e Produtos de Interesse à Saúde (CVS) do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-RIO). Atingir melhorias no desempenho representa um dos principais objetivos das organizações, sejam elas da esfera privada ou pública, considerando a importância do total aproveitamento dos recursos disponíveis e das atividades realizadas. Com o avanço da implementação das tecnologias de informação nos nossos serviços, houve a formação de grandes arquivos, tidos como “ricos em dados e pobres em informações". Sendo assim, objetivou-se utilizar ferramentas, como o Microsoft Power BI, para avaliação das métricas de desempenho das ações realizadas, ambicionando a melhoria contínua e auxílio na tomada de decisões. Metodologia: Estudo descritivo desenvolvido a partir da base de dados das inspeções sanitárias programadas e realizadas, de janeiro a abril de 2023, pela GFM. Para habilitação do painel de BI, os dados foram padronizados e validados e, para o layout foram utilizados recursos da plataforma Canva. Resultados: Análises gráficas e indicadores foram delineados no painel, sendo este dividido em cinco páginas: 1) visão geral - representada pelo número de saídas, motivação e termos lavrados; 2) produção fiscal - caracterizada pelas inspeções realizadas por cada profissional; 3) produção do setor - constituída pelo indicador de inspeções realizadas e programadas; 4) ouvidoria - detalhada através da análise sistemática dos chamados recebidos e 5) influenciadores - configurado pela tendência dos desfechos de cada inspeção sanitária. Conclusão: A criação desse dashboard para a GFM, possibilitou a transformação de dados em informações relevantes, permitindo o monitoramento das ações com a identificação de problemas e tendências, além de aumentar a transparência entre os membros da equipe. Apesar de ser um projeto recente, espera-se, contudo, que seja implementado e expandido para todos os Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde do Instituto, garantindo assim a otimização de processos.

Palavras-chave: tecnologia da informação; tecnologia da informação; serviços de vigilância sanitária


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