24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C) |
45209 - FISCALIZAÇÃO DIGITAL EM CAMPINAS-SP INSPEÇÕES SANITÁRIAS EM SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS COM USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS ADRIANA YASUCO DE FREITAS ALMEIDA - PMC - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, PATRÍCIA TIEMI CAWAHISA - PMC - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ANA PAULA MARTINS DE FREITAS TAFNER - PMC - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, KRISTIANE HITOMI SHIMIZU - PMC - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
A segurança sanitária abrange a necessidade de redução de riscos existentes nas atividades humanas que são desenvolvidas na saúde e que podem, de alguma forma afetar a saúde (produção, distribuição, comércio e equipamentos de saúde; segurança do trabalho; segurança epidemiológica, com o controle de vetores; prestação de serviços de saúde etc). E necessita também, de redução dos riscos inerentes à execução dos atos realizados por profissionais de saúde (informação, formação e capacidade técnica). Para garantir a segurança sanitária nos serviços odontológicos é necessário um trabalho criterioso de análise e classificação de riscos nas inspeções sanitárias, na elaboração de relatórios e na aplicação de sanções, quando necessário. Entretanto, considerando o grande quantitativo de serviços odontológicos (risco III ‑alto) existentes no município de Campinas-SP, torna-se um desafio atender todas as necessidades e expectativas deste setor regulado. Cada técnico recebeu seu tablet para uso durante as inspeções viabilizando na prática o projeto.
OBJETIVO: Relatar a experiência de Campinas-SP no desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis para a transformação digital dos processos de inspeção e elaboração de relatórios, aumentando a eficiência e efetividade da gestão em saúde no que se refere a atuação da vigilância sanitária.
EXPERIÊNCIA: O desenvolvimento do aplicativo está em fase experimental e envolve profissionais de diversas áreas de atuação (odontologia, enfermagem, medicina, tecnologia da informação, apoio a gestão, entre outros). Os profissionais da área da saúde são responsáveis pela construção dos roteiros objetivos de inspeção; o apoio a gestão tem a função de articular com outros departamentos e órgãos para conseguir a autorização de acesso aos sistemas de informação da vigilância sanitária; e os profissionais de TI desenvolvem o aplicativo conforme a solicitação da equipe. A finalidade do aplicativo é de consolidar as informações e solicitações do estabelecimento de saúde com relação ao licenciamento sanitário e gerar relatórios de inspeção e autos de infração em tempo real.
RESULTADOS: O processo de inovação tem ocorrido de forma incremental, com pequenas mudanças graduais. São necessários ajustes antes da replicação para toda a unidade. No momento, ainda não é possível acessar informações de outros sistemas por meio do aplicativo. Algumas inspeções já são realizadas com o uso do tablet, otimizando o tempo nos processos de licenciamento.
|