24/11/2023 - 09:00 - 11:00 DT 25 – Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (C) |
45042 - ANÁLISE DE DADOS COMO ESTRATÉGIA PARA PRIORIZAÇÃO DA MELHORIA DA GOVERNANÇA E GESTÃO RAFAEL GOMES FERNANDES - ANVISA, WANESSA TENÓRIO GONÇALVES HOLANDA - ANVISA, MARINA TORRES UBER BUCEK - ANVISA, GUSTAVO HENRIQUE TRINDADE DA SILVA - ANVISA, FABIANO FERREIRA DE ARAUJO - ANVISA, CRISTIANNE APARECIDA COSTA HARAKI - ANVISA
Os dados do Índice de Governança e Gestão do Tribunal de Contas da União (iGG 2022) envolve índices quantitativos a partir de respostas das instituições federais, e algumas estaduais e muncipais. Estes dados são usados como bases nas suas fiscalizações, bem como instrumentos de cobranças sociais. Os índices determinam a maturidade nas governança e gestão de riscos, informação, tecnologia da informação, contratações públicas, entre outras. A Anvisa possui índices com alta e baixa maturidade, sendo necessárias melhorias.
Neste trabalho, mostramos como a Anvisa priorizou itens do iGG 2022 para melhorias, baseada nos comparativos específicos com outros orgãos de saúde, agências reguladoras e históricos. Para tanto foi construído um painel de Business Intelligence, critérios de pontuação sobre a média do executivo federal, agências reguladoras, orgãos de saúde, inferioridade do nível intermediário, redução de valores de 2018 a 2021 e quantidade de índices afetados. Na sequência,foi encaminhado um questionário para as áreas dos itens mais pontuados avaliando viabilidade, esforço e impacto. Com o relatório do questionário foi realizada reunião com as áreas e assessoria da presidência para definição da priorização final.
Com as análises realizada, concluímos que a simples escolha de pontuação ruim para melhoria não era a melhor escolha. O baixa pontuação em várias instituições possuiam o potencial de problemas estruturais ou que o esforço não compense a melhoria no índice, ou mesmo que as áreas colocassem dificuldades que não seriam possíveis de serem confrontadas. Com os comparativos, a proposta de priorização e planejamento compartilhado as áreas se mostraram mais propensas a aceitação dos itens priorizados.
Os resultados se mostram promissores, tendo em vista que os esforços empreendidos foram multiplicados pelas análises de dados realizadas, e a proposta multicritério para a seleção das priorizações. Qualquer alteração adicional da pontuações será refletida, por exemplo, no maior número de critérios do modelo.
|