Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 23 - Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (A)

45545 - AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NOS HOSPITAIS DE MATO GROSSO
MARIA DO CARMO SOUZA - SES/MT, QUELI CRISTINA DE OLIVEIRA - SES/MT


Segundo descrito pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada através da RDC 36 de 2013, cultura da segurança se refere ao conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde. Nesse sentido, entender como os profissionais dos serviços avaliam a cultura da Segurança do Paciente em sua instituição é de fundamental importância para desenvolver ações de capacitação nas metas da Segurança do Paciente. O objetivo desse estudo foi avaliar o estado da cultura de segurança do paciente nas instituições hospitalares de Mato Grosso. O estudo é descritivo a partir da análise da avaliação do E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar, adaptado pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), preenchidos pelos profissionais dos hospitais de Mato Grosso. Foram considerados para esse estudo os questionários finalizados entre os anos de 2020 e 2022. Também foi considerado somente aqueles hospitais que responderam ao questionário com pelo menos 10 colaboradores participantes, e com status de encerrada. Como resultado, foram observados que 9 hospitais participaram da avaliação durante esse período, destes, 4 eram públicos e 5 privados. Nesses hospitais, foram encaminhados 3185 questionários, destes, 1047 foram respondidos, correspondendo a 32% do total. Quanto às dimensões avaliadas, as que receberam os melhores resultados foram: Aprendizagem organizacional/melhoria continuada; Expectativas e ações da direção/supervisão da unidade/serviço que favorecem a segurança e Trabalho em equipe na unidade/serviço. Quanto aos piores resultados foram: Resposta não punitivas para erros; Problemas em mudanças de turno e transição entre unidades/serviços e Abertura para comunicações. Os profissionais que mais responderam ao questionário foram técnicos de enfermagem, seguidos dos enfermeiros e outros, estes, atuam principalmente na Unidade de Terapia intensiva e Clínica Médica. Para concluir, essa breve análise demonstra que o clima de cultura de segurança nas instituições mato-grossenses ainda é muito incipiente, pois ainda há uma preocupação de que se reportarem as falhas ocorridas nas unidades, poderão sofrer punições, além de demonstrar que há uma falha no processo de comunicação e transição do cuidado. Referência: BRASIL. ANVISA. RDC n° 36 de 25/07/2013.


Realização:




Apoio: