45524 - CADASTRAMENTO DE HOSPITAIS NO MÓDULO ASSISTÊNCIA À SAÚDE, DURANTE PANDEMIA DE COVID-19, E SEU RESULTADO. WANDER RAYMUNDO DE CAMPOS - CEVISA/SES/MS, NRSAQUIDAUANA, ALINE SCHIO DE SOUZA - CEVISA/SES/MS, VIVIAN RÉ POPPI, - CEVISA/SES/MS, ANA LÚCIA PEREIRA DA SILVA - VISA/BODOQUENA/MS
Não se pode negar que a pandemia de Covid-19, denominada SARS-CoV2, trouxe medo, limitações aos profissionais da saúde na linha de frente e até mesmo as demais forças de trabalho, em especial aos incansáveis técnicos das VISAS.
A gestão do uso de sistemas de informação proporciona o monitoramento online, gera relatório, alerta e ajusta ações de resposta da vigilância sanitária aos riscos sanitários nos serviços de saúde.
Com objetivo em fortalecer as boas práticas e funcionamento dos serviços de saúde, do ano de 2020 a 2022, a visa estadual na pasta da gerência de serviços de saúde, intensificou os cadastros e atualização cadastral dos hospitais no sistema NOTIVISA, no módulo Assistência à Saúde - núcleo de segurança do paciente-, para notificarem tipo de incidentes/eventos adversos relacionados à assistência à saúde, desta forma minimizar, mitigar danos a população.
Frente ao desafio em realizar os cadastros, momento em que prevalecia proibições, ainda, o esgotamento físico e emocional dos profissionais dos hospitais, a visa estadual realizou os atendimentos de forma online, através do aplicativo WhatsApp, iniciando seus trabalhos pelos hospitais considerados prioritários.
O Estado de Mato Grosso do Sul possui cento e cinco hospitais, entre privados, filantrópico, militar, SUS, deste universo, e trinta são prioritários (hospitais com UTI adulto, pediátrica e neonatal, serviço de diálise).
Levantou-se que cinquenta e três hospitais possuíam cadastro no sistema NOTIVISA, contudo, não tinham o módulo assistência à saúde, enquanto vinte seis hospitais apresentaram situação regular, mas, não realizavam notificações. Já nove hospitais não possuíam cadastro no sistema, e dezessete notificavam regularmente.
No ano de 2020 o estado registrou 2.478 notificações de incidentes/eventos adversos relacionados a assistência à saúde, e com o término dos cadastros dos hospitais em maio de 2022, o estado fechou o ano com 5.571 notificações, um acréscimo de 123% de notificações neste intervalo.
O estímulo à notificação regular trouxe várias melhorias aos serviços de saúde, inclusive um hospital com notificações predominantes de LPP conseguiu reduzir os agravos e tempo de internação.
Atualmente 100% dos hospitais estão com cadastro ativo, possibilitando que cada instituição realize o gerenciamento dos incidentes/eventos adversos, e contribuir na melhoria e eficiência no processo de trabalho.
Palavra Chave: sistema, segurança do paciente, NOTIVISA, mitigar
|