Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 23 - Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (A)

45468 - INDICADORES DE FARMACOVIGILÂNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
ALESSANDRA DE FREITAS PIMENTEL - UFRJ, LUIS PHILLIPE NAGEM LOPES - UNISO, THAIANE DE LIMA ALEXANDRE - UFRJ, ADRIELLY DE BARCELLOS FERNANDES FERREIRA - UFRJ, LUSIELE GUARALDO - FIOCRUZ, GUACIRA CORRÊA DE MATOS - UFRJ


Introdução: A farmacovigilância (FV) é uma atividade imprescindível para a detecção precoce dos riscos associados a medicamentos e para a prevenção de reações adversas a medicamentos. Nos últimos anos tem sido discutida a necessidade de avaliação do impacto das atividades de FV, por meio de indicadores. Contudo, não há medidas de desempenho adotadas globalmente para avaliar as atividades de FV em serviços de saúde e, menos ainda, adaptadas à realidade brasileira.
Objetivo: Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar indicadores de FV em serviços de saúde disponíveis na literatura e avaliar criticamente suas respectivas qualidades metodológicas.
Métodos: A revisão foi realizada segundo as diretrizes PRISMA e registrada no PROSPERO (CRD42021279946). As bases MEDLINE; EMBASE; LILACS, IBECS e CUMED; SciELO e Google Scholar foram pesquisadas para buscar estudos publicados entre 1 de janeiro de 2004 a 23 de janeiro de 2023. Além disso, foram consultados 25 sítios eletrônicos de organizações farmacêuticas, hospitalares, de qualidade em saúde ou ligadas à vigilância de medicamentos do âmbito nacional e internacional. Duas duplas de revisores independentes selecionaram os estudos que descreviam indicadores de FV. Uma dupla de revisores realizou a extração de dados e avaliou a qualidade metodológica dos estudos, de forma independente, por meio do instrumento Appraisal of Indicators through Research and Evaluation (AIRE).
Resultados: Foram identificados 14 estudos/documentos com um total de 100 indicadores de FV. A maioria dos indicadores era de estrutura (51%), seguido dos de processo (32%) e de resultado (17%). Os estudos avaliados pelo AIRE, no geral, apresentaram um baixo desempenho.
Conclusões: Esta revisão sistemática possibilitou a identificação de um número substancial de indicadores que avaliam a FV em diversos aspectos, porém ficou evidente a necessidade de mais estudos na área. Uma grande variação na descrição das metodologias de desenvolvimento de indicadores foi observada, tornando-se necessário maior detalhamento dos métodos utilizados.


Realização:




Apoio: