Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 23 - Uso de sistemas de informação para o planejamento das ações de Vigilância Sanitária (A)

45009 - MONITORAMENTO DO TESTES DE QUALIDADE DA IMAGEM DOS MAMÓGRAFOS INSTALADOS EM SANTA CATARINA ATRAVÉS DO SIERI - SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTADUAL EM RADIAÇÕES IONIZANTES
DJEIMIS WILLIAN KREMER - DIRETORIA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SANTA CATARINA, REGINA DA CASTEL PINHEIRO - DIRETORIA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SANTA CATARINA, NADJA FERNANDA ANDRADE FRANCO - DIRETORIA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SANTA CATARINA


 A mamografia é o método diagnóstico por imagem não invasivo mais importante utilizado na detecção precoce de alterações da mama, sendo capaz de detectar lesões mamárias em estágios iniciais, antes mesmo de serem palpáveis.
No entanto, para que isso seja possível, é necessário que a qualidade da imagem seja adequada, garantindo que as estruturas mamárias sejam visualizadas de forma nítida e precisa.
A alta qualidade da imagem e uma baixa irradiação dos tecidos exigem a implementação de um programa de controle da qualidade que venha a asseguras que serão monitorados todos os parâmetros fundamentais para que ocorra a obtenção de uma imagem própria para o diagnóstico.
Dentre os testes de controle de qualidade para os equipamentos de mamografia o teste de qualidade de imagem é um dos mais importantes para se garantir o funcionamento adequado do equipamento. Com ele é possível avaliar se os exames de mamografia resultam em imagens de boa qualidade, obtidas com o uso da menor dose de radiação possível.
A Resolução Normativa N°002/2015/DIVS/SES/SC publicada em 2015 aponta que o teste de qualidade de imagem, deve ser avaliado com ferramenta de teste específica para mamografia e prevê os critérios mínimos de visualização de estruturas mamárias como as fibras, massas e microcalcificações. Esse teste deve ser realizado diariamente antes do ínicio dos atendimentos.
Em 30/04/2018 a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina publicou a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 003 que estabelece que os serviços que possuem equipamentos de mamografia devem registrar os resultados dos testes de qualidade da imagem no SIERI - Sistema de Informação Estadual em Radiação Ionizante.
O SIERI é um sistema concebido e utilizado pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina desde 2014 que gerencia as exposições ocupacionais às radiações ionizantes, as exposições médicas, as inspeções sanitárias e os processos de controle de qualidade.
A partir desta normativa e do início dos assentamentos dos resultados dos testes no SIERI, conseguimos monitorar a qualidade da imagem de todos os mamógrafos do estado e se necessário realizar intervenções.
Atualmente supervisionamos os resultados dos testes diários de qualidade da imagem de 144 mamógrafos cadastrados no SIERI. Esse monitoramento garante que a imagem gerada pelo equipamento seja confiável e de qualidade, assegurando ao médico mais segurança na definição do diagnóstico.


Realização:




Apoio: