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Discussão Temática

24/11/2023 - 09:00 - 11:00
DT 22 - Organização das três esferas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (B)

45284 - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) NA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SUVISA-RJ)
SELMA MOURA SOBRINHO DA PAIXÃO - SUVISA-RJ, MARIA CRISTINA BRAILE - SUVISA-RJ, VERONICA DE ABREU NOGUEIRA - SUVISA-RJ, JACQUELINE TOLEDO HOSKEN - SUVISA-RJ, DEISE DO CARMO THOMAZ - SUVISA-RJ, JOANA DE BEAUCLAIR DOMINGUES DE OLIVEIRA - SUVISA-RJ


A pandemia da COVID-19 trouxe a demanda pelo trabalho remoto em vários momentos e circunstâncias, evidenciando a necessidade de aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para melhor gerir as atividades executadas em modo remoto, incluindo as inspeções sanitárias. Na pandemia, a SUVISA-RJ participou do projeto IntegraVisa, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), com o objetivo de implementar o SGQ para melhoria na gestão das ações de vigilância sanitária e dos serviços prestados. O projeto envolveu as vigilâncias sanitárias de mais dez Estados com as seguintes atividades: assinatura do Termo de Adesão; participação no Curso de Introdução para Implantação do SGQ no SNVS no período de 19 de agosto de 2021 a 29 de abril de 2022 (80 horas); 10 (dez) Encontros Virtuais (EV), 2 (dois) Encontros Presenciais (EP) e 1 (uma) Oficina de Troca de Experiências entre os 10 (dez) Estados participantes do projeto (Presencial) para discussão das tarefas relativas aos estudos de cenários, aplicação de ferramentas da qualidade e avaliação de atendimento aos requisitos da Norma ABNT ISO 9001:2015.
Para atender às demandas do projeto, foi publicado o Grupo de Gestão da Qualidade (GGQ), que se reuniu semanalmente. Foi selecionada a Divisão de Apoio Terapêutico (DIVAT) como escopo inicial do SGQ, priorizando dois processos de serviços à população: Licenciamento Sanitário e Processo Administrativo Sanitário, nos quais foram aplicadas ferramentas da qualidade. O projeto forneceu conhecimento para a elaboração dos documentos: análise de cenário para o Plano de Ação; Cadeia de Valor; Tabela das Partes Interessadas; Identidade Estratégica; Política e Objetivos da Qualidade; Indicadores da Qualidade; Indicadores de Desempenho; Plano de Comunicação; Procedimento Gerencial de Pesquisa de Satisfação dos Clientes; Pesquisa de Opinião dos colaboradores da SUVISA; Plano de capacitação e outros. O primeiro Ciclo do Projeto teve início em agosto de 2021 e término em agosto de 2022, após o qual pode ser verificado que houve um aumento expressivo na conformidade com a Norma ISO 9001:2015, passando de 15% para 48%.
Os resultados obtidos foram promissores, porém há um longo caminho rumo à total implementação e manutenção do SGQ na SUVISA. Esta iniciativa possibilitou conhecer as oportunidades de melhoria e contribuição para o fortalecimento e aprimoramento contínuo da Qualidade dos serviços prestados pela SUVISA.


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