23/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 20 - Os produtos, sua utilização na pandemia e ações da Vigilância Sanitária diante do uso de Kit Covid, cloroquina, ivermectina e outros produtos |
48496 - CONSUMO DE CERVEJA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 AMANDA DE MORAES ARAÚJO - IFRJ, ISABELLA OLIVEIRA DA SILVA CRUZ - ESALQ - USP, LILIAN MOTTA FELÍCIO FERREIRA - IFRJ, MARIANA CAMILLE DE MELO MOURA - IFRJ, MARINA MEDEIROS AGUIRRE NERY - IFRJ, BÁRBARA LOURENÇO DE MORAIS - IFRJ, JÚLIA DUARTE MARTINEZ - INCQS - FIOCRUZ, ISADORA FLORENTINO MARTINS - INCQS - FIOCRUZ
No Brasil a cerveja ocupa o terceiro lugar de bebida mais consumida onde se estima um consumo médio de 60L por pessoa ao ano, este psicoativo é comumente utilizado de escape ou via de relaxamento na sociedade. A fim de compreender os impactos da pandemia de COVID-19 nos padrões de consumo de cerveja dos brasileiros, este estudo realizou uma revisão bibliográfica dos estudos de caso que abordam a temática. A coleta de dados ocorreu entre maio e julho de 2023. O levantamento bibliográfico foi realizado através das bases de dados Elsevie, Google Scholar e SciELO, utilizando artigos publicados de 2020 a 2023 e os seguintes detectores: “cerveja”, “consumo de bebida alcoólica”, “hábitos alimentares”, “pandemia”, “Covid-19”. Durante a coleta de dados foi observado que houve uma mudança no comportamento tanto do consumidor quanto das cervejarias que em razão do isolamento e distanciamento social tiveram os seus pontos de venda reduzidos e como consequência, a queda nos números de venda. Na tentativa de manter o lucro, as cervejarias revisaram os seus meios de produção e ampliaram a visibilidade através do marketing digital, sendo patrocinadores de eventos virtuais e investiram na implantação dos meios próprios de entrega por aplicativo. Em resposta a reestruturação realizada para manter a venda, o público aumentou em 18% o consumo de cerveja, embora haja evidências de que esse aumento não seja uniforme em todo o Brasil em virtude dos hábitos e perfil socioeconômico da população, entende-se que este aumento foi impulsionado pela instabilidade emocional causada pela pandemia. Além disso, os reguladores sociais de consumo, como o trabalho, perderam a força em razão do home office, um ambiente sem supervisão que abrigou o consumo alcoólico durante expediente e a fácil aquisição por entrega. Podemos concluir que o aumento do consumo de cerveja no lar durante a pandemia pode trazer consequências preocupantes no âmbito da dependência deste psicoativo e na influência de consumo da população futura em razão de sua maior exposição e escassez de políticas de conscientização sobre este uso, assim como já existem para outras drogas lícitas.
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