Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 20 - Os produtos, sua utilização na pandemia e ações da Vigilância Sanitária diante do uso de Kit Covid, cloroquina, ivermectina e outros produtos

45275 - ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AVALIAÇÃO DE PLANOS DE CONTINGÊNCIA DE EMPRESAS COM SURTO DE CORONAVÍRUS
BRUNA GIACOMELLI - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/RS, JULIANA DE CARVALHO BOSCATTO - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/RS, MARCELA PASSINI - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/RS, JONATAS CHAVES DOS SANTOS DELPHINI - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/RS, SHELDON HILLER - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/RS, DORVANA IANZER - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/RS, RITA DANIELLI - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE/RS


Nos primeiros meses da pandemia de COVID-19 em 2020 começaram a aparecer casos de surto da doença em grandes empresas da região norte do Rio Grande do Sul. Estas empresas, compostas por frigoríficos e produção de máquinas agrícolas, não faziam parte do escopo de atuação da Vigilância Sanitária (VISA), ou seja, nunca haviam recebido visita ou inspeção da VISA. No contexto pandêmico, a força dos trabalhadores da VISA precisou romper a fronteira dos estabelecimentos sujeitos às inspeções sanitárias para promover saúde e prevenir casos de COVID-19.
A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS) possui 62 municípios em sua área de abrangência. Através da solicitação de auxílio das VISAs municipais, ou solicitação das próprias empresas ou ainda devido a denúncias, a VISA da 6ª CRS deslocou suas equipes para os primeiros casos de surtos identificados, envolvendo empresas com grande número de funcionários.
Foram realizadas 7 visitas em frigoríficos de aves, com cerca de 3000 colaboradores em atividades de abate, incubatório de ovos, produção de rações e industrializados, além de 2 empresas de produção de máquinas agrícolas, com cerca de 2000 funcionários. Nestas visitas, foram avaliados os planos de contingência para a prevenção da disseminação de COVID-19 criados pelas empresas, bem como a aplicação das ações de controle na rotina. Houve orientação sobre importância do revesamento nos refeitórios, distanciamento nos vestiários e ônibus de transporte, necessidade de dispensadores de álcool em gel, uso correto do bebedouro de água, afastamento de sintomáticos respiratórios, ausência de eficiência comprovada dos túneis de desinfecção, entre outros.
Com a confirmação das primeiras mortes em março de 2020, havia o desafio de manter o funcionamento das empresas frente a disseminação do COVID-19. As equipes da VISA, ao se deslocarem para visitar empresas nunca antes visitadas, encontraram dois dilemas: a exposição ao risco, pela presença do surto, e o enfrentamento do desconhecido. Este trabalho possibilitou a divulgação da VISA na realização de inspeção sanitária, implementação de ações educativas e auxílio na prevenção da propagação da doença. O papel do SUS, representado por trabalhadores da VISA, foi determinante para conter os casos em empresas no momento de desconhecimento da doença, situado em um período sem testes, sem vacinas e sem tratamento, firmando a importância da VISA e a valorização do SUS.


Realização:




Apoio: