Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 19 - Elaboração de normas e protocolos e Reformulação de Códigos Sanitários demandada pela pandemia (C)

48442 - METODOLOGIA E APLICAÇÃO DA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS DA ANVISA
EWERTON LUCIANO MARTINS - ANVISA, GUSTAVO HENRIQUE TRINDADE DA SILVA - ANVISA, LUCIANA EUGENIA CAIXETA - ANVISA, MARY ANNE FONTENELE MARTINS - ANVISA, MARCELO IVO SILVA DE LIMA - ANVISA, VANESSA DE ARAUJO MATOS - ANVISA


Introdução: A gestão de riscos corporativos (GRC) em processos organizacionais é um processo contínuo que tem como objetivo controlar, gerenciar e até mesmo prever situações que possam interferir no alcance dos objetivos. Este estudo objetiva descrever a metodologia e aplicação da GRC nos processos organizacionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no período de 2022 a 2023.
Métodos: Estudo com abordagem qualitativa, realizado na Anvisa, utilizando como técnica de coleta dos dados a observação participante, além de pesquisa documental em planilhas, documentos, painéis, portarias e manuais gerenciados pelo Escritório de Processos, além do portal da Anvisa.
Resultados e discussão: Observou-se que, para a implementação da GRC nos processos organizacionais, foi elaborada uma metodologia sob medida para a Agência, esquematizada num framework e em um manual, além da inclusão dos documentos de gestão de riscos no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Para otimizar a aplicação da GRC, a Anvisa desenvolveu um Canvas, ferramenta utilizada durante as oficinas de trabalho, com o propósito de coletar informações de forma dinâmica e ágil. Destaca-se que o apoio das equipes de trabalho, representantes e gestores foi fundamental para que a metodologia pudesse ser aplicada em 52 processos de 3º e 4º nível da cadeia de valor, com o mapeamento e avaliação de 121 eventos de riscos e definição de diversos controles para redução dos respectivos riscos. A implementação dos controles e a evolução dos riscos são monitoradas em um painel analítico gerenciado, na plataforma do Microsoft Sharepoint. Com as informações levantadas, foi possível um melhor gerenciamento das incertezas, seja pelo aproveitamento das ações de controle implementadas, seja pela redução da probabilidade e/ou impacto de eventos negativos, a fim de melhorar a capacidade de gerar valor e fornecer garantia razoável do cumprimento dos objetivos dos processos organizacionais.
Considerações finais: A partir da experiência da Anvisa na implementação de GRC nos processos organizacionais, observa-se a importância da GRC nas práticas de Gestão da Qualidade como uma sistemática de gerenciar as incertezas que possam comprometer o alcance dos objetivos do processo, e a consequente satisfação dos usuários e, no caso da Anvisa, na segurança sanitária da população.


Realização:




Apoio: